top of page
  • Foto do escritorPortal Contexto

Sergipe vai implantar um sistema de avaliação da educação básica em 2020

A Seduc prevê a aplicação do exame para março do próximo ano


Assim como o Ceará, São Paulo e Bahia, Sergipe vai ter, no próximo ano, um próprio sistema de avaliação da educação básica, o Saese. O objetivo do sistema, instituído pela lei de nº 8.595 sancionada em novembro deste ano, é monitorar, apoiar e formular políticas públicas educacionais e diagnosticar os níveis de aprendizagem dos alunos das escolas municipais e estaduais.


De responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação,do Esporte e da Cultura (Seduc), a proposta é aplicar, anualmente, testes de proficiência nas áreas de português e matemáticas para todas estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede pública (estadual e municipal), podendo estender-se para outras áreas do conhecimento nos próximos anos.


As escolhas das áreas de conhecimento levaram em consideração a língua portuguesa como habilidade da leitura, essencial para transitar em outras disciplinas, como história, física e biologia, e matemática, como habilidade para resolver problemas. Já as séries selecionadas foram escolhidas pela terminalidade, ou seja, a alfabetização, os anos finais do ensino fundamental e médio, para observar se os níveis de aprendizagem estão adequados no término de cada fase da educação básica.


Segundo a lei 8.595, as escalas de proficiência do Saese devem ser comparáveis com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações externas do Governo Federal realizado desde 1990, com a finalidade, entre outras, de “avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país em seus diversos níveis governamentais”.



A participação dos municípios será feita a partir de assinatura do Termo de Adesão pelos gestores municipais. A partir da adesão, os municípios deverão escolher interlocutores para se reportarem à Secretaria Estadual de Educação para tratar sobre os assuntos do Saese, como já acontecia com os exames externos do Governo Federal.


Além das provas há previsão de inclusão de questionários contextuais para alunos, professores, coordenadores e diretores com a intenção de conhecer a realidade da comunidade escolar e os fatores que intervêm no processo de aprendizagem.


Os indicadores gerados pelos resultados das provas e análises contextuais serão utilizados, segundo a lei do Saese, para planejar intervenções pedagógicas na escola, calcular o Índice de Desempenho Escolar de Sergipe(semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)) e orientar políticas de formação continuada de professores, diretores, coordenadores e técnicos das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, entre outros fins.


De acordo com a coordenadora do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação da Seduc, Joniely Cruz, a intervenção pedagógica se dará após reunião entre professores, diretores, coordenadores, secretários da educação para avaliar os dados fornecidos pelo sistema avaliativo do estado. Nesse momento, serão fixadas e planejadas metas e ações para resolver as carências identificadas pelas provas a partir do projeto político pedagógico de cada unidade de ensino.


Planejamento do Saese


Segundo a secretaria, a ideia é aplicar dois testes de proficiência, um no início do ano e outro, no final, para observar o desempenho do aluno ao longo do período letivo e se as políticas implantadas resolveram os problemas apontados pelo sistema de avaliação. As escolas receberão também um retorno sobre o resultado apresentado e como trabalhar os problemas observados pelas provas através de boletins informativos e oficinas devolutivas. Ainda, de acordo com a pasta, a previsão para aplicação do primeiro Saese é março de 2019.


Dados da Educação Básica de Sergipe


Um dos desafios da educação de Sergipe é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017, o índice no estado foi de 4,3 nos anos iniciais (5º ano) e 3,4 nos anos finais(9º ano) do Ensino Fundamental das escolas estaduais, municipais e federais. Com esse resultado, Sergipe não atingiu as metas de 4,5 para os anos iniciais e 4,2 para os anos finais previstas para aquele ano.


O Ideb, criado em 2007 com objetivo de medir a qualidade do ensino e estabelecer metas para a educação, é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento (aprovação) e a médias das escolas nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Um dos objetivos do índice é que todas escolas e redes alcancem em 2022 a nota 6, média de países desenvolvidos.


Em 2017, os resultados da Prova Brasil não foram satisfatórios para as redes estadual e municipal do estado nas áreas de português e matemática, segundo classificação não oficial da plataforma QEdu com base em dados do Inep.




As divergências sobre a implantação do Saese


Neste podcast, você vai entender que não há consenso sobre sistema de avaliação da educação no Brasil. Com a implantação do Saese, essa discussão chega a Sergipe.


 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado II - 2019.2

Repórter - Abel Serafim e Ayrana Lopes

Orientação - Professores: Talita Déda, Vitor Belém e Cristian Góis





0 comentário
Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page