top of page

Quadrilha Meu Xamego transforma dificuldades da pandemia em enredo para apresentações

Foto do escritor: Eduardo LeiteEduardo Leite

por Fernanda Dantas


Membros da Quadrilha Meu Xamego (Foto: Acervo da Quadrilha)


Assim como em outras atividades dos festejos juninos, a pandemia da Covid-19 impactou diretamente as apresentações das quadrilhas e a vida das pessoas ligadas à tradição. Para o grupo tobiense Meu Xamego, esta realidade não foi diferente. A quadrilha enfrentou desde dificuldades financeiras até perda de membros da equipe para a doença, mas encontrou forças na dança folclórica para seguir em frente.


“Parar foi inevitável”, afirma Christian Alves, marcador e coordenador da Quadrilha Meu Xamego. “Estávamos nos preparativos finais para os festejos juninos de 2020 e infelizmente tivemos que interromper no final do mês de março”, recorda o quadrilheiro.


A Meu Xamego, que conta hoje com 46 componentes entre dançarinos e músicos, precisou se adaptar ao cenário virtual, e passou a se reinventar através de lives que entretinham os participantes e o público apaixonado pela tradição.


O período de pandemia não foi fácil, Christian informa que, além de perderem componentes do grupo para a doença, a quadrilha passou também por diversos problemas financeiros. “Normalmente o período de abril e maio são os meses em que fazemos a maior parte da arrecadação de receitas. O que nos permitiu não atrasar nenhum dos nossos compromissos foi o nosso dinheiro em caixa”, relata.


Além da organização interna, a Meu Xamego, assim como outras quadrilhas e artistas, contou com o auxílio de projetos para sobreviver em meio à crise. “Participamos do projeto ‘São João na mesa com as Juninas’, uma ação solidária que arrecadou cestas básicas e material de higiene para doar a componentes de diversas quadrilhas que aderiram à campanha”. O grupo foi contemplado também com o subsídio da Lei Aldir Blanc, medida federal de fomento ao setor cultural.


Enfrentadas as barreiras e passado o momento mais complicado da pandemia, a quadrilha agora se prepara para voltar com as apresentações. E pretende transformar as dificuldades em inspiração. “Esperamos realizar um excelente espetáculo, trazendo como tema ‘O milagre de São João’, no qual abordamos a história de uma família simples do interior que vivencia a pandemia da covid-19 e não perde a esperança mesmo com tantos obstáculos”, conclui Christian.


A Meu Xamego se apresentará no dia 28 de maio, na festa da Quermesse da Igreja Matriz de Tobias Barreto, e no dia 29 de maio, na Quarta Edição da Feijoada da MX.



Comments


Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33

2020. Todos os direitos reservados. Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

Design_sem_nome-removebg-preview_edited_edited.png
ufs_monograma_positivo.png
Design_sem_nome-removebg-preview_edited.png
3.png
Design_sem_nome__2_-removebg-preview_edited.png

Departamento de Comunicação Social (DCOS)

Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-000

  • Instagram
  • Facebook
  • Design_sem_nome-removebg-preview (1)
  • Youtube
  • Design_sem_nome__1_-removebg-preview
bottom of page