top of page
  • Foto do escritorPortal Contexto

"Museus no Tamar" vai até o dia 31 de julho

Atualizado: 3 de set. de 2019

Evento objetiva facilitar a divulgação dos museus de Sergipe para o público visitante do oceanário do Projeto Tamar

Pequeno acervo do Museu Histórico de Sergipe (Foto: Isabella Vieira)

O evento objetiva facilitar a divulgação dos museus de Sergipe para o público visitante do oceanário do Projeto Tamar e por conta do fluxo de pessoas no espaço, deu-se a ideia de atrair os visitantes para conhecer as unidades museais existentes no estado. Foram expostos acervos de alguns museus relevantes e com importante carga histórica, como o Museu Histórico de Sergipe e da gente Sergipana; Museu Afro; Museu das Artes Sacras; Palácio Museu Olímpio Campos, entre outros que ainda serão expostos no decorrer da ação.

O "Museus no Tamar" é uma iniciativa do Projeto Tamar e apoio da FUNCAP (Fundação de Cultura e Arte Aperipê) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Sergipe, com o início no dia 5 de julho tendo continuidade até o dia 31 do mesmo mês.


Exposição do Museu Cidade de Aracaju (Foto: Isabella Vieira)

“Essa ideia surgiu do Sistema Estadual de Museu junto com o Tamar. Escolhemos porque fica na orla e os turistas que vem visitar podem conhecer cada instituição que está aqui", explica Sérgio Lacerda, coordenador dos Museus de Sergipe e organizador do evento. Além disso, a iniciativa fortalece a cultura sergipana. “A gente tem sempre que buscar mecanismos de atrair o visitante para conhecer nossos museus”, afirma.

Luara Silva, turista do Rio Grande do Sul, disse que se sentiu muito instigada a conhecer a história dos locais que visita, a partir da exposição Museus no Tamar. "Eu mesmo não tenho esse costume de visitar os museus dos estados e cidades que visito, mas esse evento me deixou muito instigada a conhecer mais sobre a história dos locais que visito. É uma ação muito legal de promover conhecimento e cultura para os visitantes".


Pequeno acervo do Museu Cidade de Aracaju (Foto: Isabella Vieira)

Abrir as portas do oceanário para eventos de grande relevância é importante para a cultura sergipana, avalia Aline Castelo Carneiro, vice-gestora do Tamar. Inclusive como integrante do Instituto Brasileiro de Museus "ter os museus aqui dentro é relevante no sentido de mostrar a história de Sergipe, a cultura e claro, a gente busca atrelar isso sempre com o nosso trabalho de conservação que a gente desenvolve nas comunidades. O Tamar em Aracaju é também considerado um museu, não é um museu histórico, nem um museu de cultura, mas é um museu vivo", declara.


Exposição do Palácio Museu Olímpio Campos (Foto: Isabella Vieira)

O evento acontece no mesmo horário de funcionamento do Oceanário de Aracaju, com início às 9h até às 21h. A exposição se estenderá até o dia 31 de julho, sendo finalizada com o convite especial para o Museu do Cangaço.


 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1

Repórter - Isabella Vieira

Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite


0 comentário
Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page