Com apenas quatro dias de festividades, Forró Caju 2019 acontecerá nos dias 23,24,28 e 29 de junho
FOTO - Legenda: Forró Cajú 2018 contava com um maior espaço e um maior número de comerciantes (Foto: Wellington Barreto/Prefeitura de Aracaju)
Para o Forró Caju 2019, 413 comerciantes se candidataram para atuar no comércio do evento. No ano passado, só no primeiro dia, foram 400 inscrições, segundo Ubiraci Rabelo, diretor da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Os pontos de comércio também diminuíram. Neste ano, houve a liberação de 179 pontos, enquanto, no ano passado, foram 211. O motivo dessa baixa está associado à redução da área do evento, a outras festas no interior do estado e o fraco comércio do ano.
Para Rabelo, a razão disto é “porque muitos municípios vão fazer forró, e com muitas atrações que já foram divulgadas. inclusive”. Ele também acrescenta que, neste Forró Caju, haverá apenas um palco principal, ao invés dos dois que haviam no ano passado.
Dentre os 179 pontos comerciais, haverá venda de acarajé, adereços juninos, doces, bebidas, milho verde, amendoim, pipoca, pastel e caldo de cana, towners, food truck e lanches diversos. A fiscalização será feita através de crachás e adesivos padronizados, que serão fixados em isopores e boxes.
Comerciantes têm poucas expectativas para as vendas deste ano
Fabiana Gomes, 30, trabalha no Bar e Restaurante da Josefina, sua mãe. Como de costume, foi à Diretoria de Espaço Público e Abastecimento (Direpa) para concorrer às vagas de pontos comerciais no evento. Ela comenta que, junto com sua mãe e familiares, desde os primeiros anos de Forró Caju. se envolve no comércio da festa com a venda de bebidas. Fabiana explica que suas finanças dependem bastante da renda gerada no Forró Caju. Apesar disso, sua expectativa de lucro para este ano é baixa, em razão da crise econômica.
Prefeitura de Aracaju pública programação.
Depois do atraso para a confirmação do evento devido a incertezas dos recursos necessários para realização da festa, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, na última sexta (14), a programação do Forró Caju 2019. Com a restruturação para diminuir custos, o evento contará desta vez com um palco principal e um arraial, onde acontecerão apresentações culturais. Além disso, a quantidade de dias também diminuiu. Em vez de seis, quatro. Para a realização do evento, foi necessário fazer uma parceria com o Ministério de Turismo, que será responsável por parte dos patrocínios.
Segue a programação do Forró Caju 2019:
23 de Junho – domingo
Arraial da Clemilda
18h – Grupo Samba de Coco da Barra
19h – Quadrilha Pioneiro da Roça
20h – Trio Ave Rara
Palco Luiz Gonzaga
22h – Danielzinho O Kaceteiro
23h30 – João da Passarada
01h – Cintura Fina
02h30 – Gil Mendes
24 de Junho – segunda
Arraial da Clemilda
18h -Quadrilha do Xodó
19h- Grupo Pisa Pólvora de Estância
20h- Trio Nanã
Palco Luiz Gonzaga
22h – Amorosa
23h30 – Mestrinho
01h – Cavaleiros do Forró
02h30 – Samyra Show
28 de Junho – sexta
Arraial da Clemilda
18h- Samba de Coco do Mosqueiro
19h- Quadrilha Unidos em Asa Branca
20h- Robertinho dos Oito Baixos
Palco Luiz Gonzaga
22h – Avine Vinny
23h30 – Luan Estilizado
01h – Trio Nordestino
02h30 – Márcia Fellipe
29 de Junho – sábado
Arraial da Clemilda
18h- Grupo As Caceteiras
19h- Quadrilha Século XX
20h- Lucas Campelo
Palco Luiz Gonzaga
20h – Erivaldo de Carira
22h – Solange Almeida
23h30 – Jeanny Lins e Dedé Brasil
01h – Lourinho do Acordeon
02h30 – Jonas Esticado
Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1
Repórter - Victor Santos
Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite
Comments