top of page

Primeira sessão do CinePET exibe filme premiado

  • Foto do escritor: Portal Contexto
    Portal Contexto
  • 15 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de jul. de 2019

Mais um cineclube da UFS começa suas atividades. Desta vez o CinePET, em sua 8ª edição, dá início à maratona de filmes com A Vida é Bela, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999



O filme A Vida é Bela disputou em 1999 o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com o filme brasileiro Central do Brasil e acabou ganhando a disputa

O filme “A Vida é Bela” foi o primeiro exibido na Mostra CinePET, que estimula o debate sobre cinema e história. O tema da obra, que tem um tom humorístico, apesar de tratar um assunto duro como o do Holocausto, provocou o público presente para discutir várias questões que surgiram, como por exemplo “o cinema tem como dever contar fielmente a realidade?” e “Até que ponto seria correto abordar um acontecimento histórico tão triste em forma de humor?”. A mostra segue até o final do mês, com mais três exibições.


O filme, que se passa no período do Holocausto e ambientado na Itália, conta a história de Guido Orefice (interpretado pelo ator Roberto Benigni), um judeu vendedor de livros apaixonado por uma jovem mulher. A primeira parte do filme se propõe a mostrar o inicio do romance entre Guido e Dora, assim como os primeiros indícios do domínio nazista em território italiano.


Na segunda parte do filme acontece uma passagem de tempo. O casal principal tem agora um filho chamado Giosué. A partir de então, a família judia tenta sobreviver aos ataques nazistas e a prisão em um campo de concentração. No tempo em que estão presos, Guido finge para o filho que tudo não passa de um jogo e esconde da criança a realidade a qual se encontram.


O cineclube pretende promover um diálogo sobre a relação entre cinema e história. Para isso, professores foram convidados a escolher filmes e temas para expor em 4 seções, durante o mês de julho. O professor Hamilcar Junior, mediador da primeira sessão, fez uma pequena introdução sobre como o cinema está presente na história e vice-versa. O professor ainda diz que o cinema é uma forma documental tão importante quantos os livros, por exemplo.


O CinePET faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de História, que visa aprimorar cursos de graduação através do ensino, pesquisa e extensão, e terá sessões até o dia 31/07. As inscrições via SIGAA já se encerraram, mas ainda podem ser feitas presencialmente.


Confira a programação:


Segunda Sessão: 17/07 - 14h às 18h

FILME: Pachamama (2018)

· Palestrante: Prof. Dr. Luis Eduardo Pina Lima (DHI/UFS)

· Local: Auditório do CCSA


Terceira Sessão: 24/07 - 14h às 18h

FILME: O grande ditador (1940)

· Palestrante: Prof.ª Liliane Costa Andrade (Mestranda PPGHC/UFRJ)

· Local: Auditório do CCSA


Quarta Sessão: 31/07 - 14h às 18h

FILME: O som ao redor (2013)

· Palestrante: Prof.ª Keline Pereira Freire (Mestranda PPGCINE/UFS)

· Local: Auditório do DGE




 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1

Reportagem e Fotografia - Irllen Sousa

Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite

Comments


Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33

2020. Todos os direitos reservados. Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

Design_sem_nome-removebg-preview_edited_edited.png
ufs_monograma_positivo.png
Design_sem_nome-removebg-preview_edited.png
3.png
Design_sem_nome__2_-removebg-preview_edited.png

Departamento de Comunicação Social (DCOS)

Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-000

  • Instagram
  • Facebook
  • Design_sem_nome-removebg-preview (1)
  • Youtube
  • Design_sem_nome__1_-removebg-preview
bottom of page