Uma pesquisa em andamento no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem avaliado oito marcas de repelentes presentes no mercado. Em nenhum dos casos os resultados preliminares foram semelhantes às informações contidas em suas embalagens.
Até o momento, as marcas OFF Family, Baruel, DEET analítico e Johnson’s baby apresentaram uma média de 30 minutos de proteção; Expert Total e Repeden Spray garantiram 60 minutos sem picada de mosquito; Super Repelex Aerossol protegeu durante 90 minutos e a marca Exposis Tetra Extreme chegou a 120 minutos de proteção. De acordo com a pesquisa, todos os produtos citados informam em seus rótulos um tempo superior ao obtido nos testes.
Recomendado pelo Ministério da Saúde, o repelente é umas das medidas de proteção contra o mosquito Aedes aegypti. As pesquisadoras Adriana Estevam e Roseli La Corte, autoras do estudo, contaram que a motivação para o tema surgiu da recente epidemia de Zika e Microcefalia no país. “Descobrimos que é necessário um maior número de reaplicações dos produtos para atingir o período de proteção desejado”, explica Adriana.
O estudo deve sugerir uma nova recomendação a respeito do uso do repelente, sua concentração adequada e o número de reaplicações do produto no indivíduo. O que vai garantir uma proteção maior para a população contra doenças que são transmitidas por insetos.
Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1
Repórter - Brunna Martins
Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite
Comments