Por Érica Xavier
Na noite da última terça-feira, 9, aconteceu mais live do segundo do Contexto UFS. O tema da semana foi “Inflação” e a discussão se encaminhou para linhas políticas, econômicas e sociais.
A mediação ficou por conta das estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe9 (UFS), Kemily Abreu e Aíla Cardoso, recebendo os convidados Wilden Junior, assessor de investimentos e educador financeiro; e Fernando Pureza, professor adjunto do Departamento de História da UFPB.
A discussão trouxe assuntos como juros, políticas de incentivo, história da inflação no país, investimentos e aplicações, além de tirar dúvidas dos internautas sobre a inflação e como ela pode nos atingir.
Segundo Wilden, a inflação já vem passando por várias distorções por causas políticas e econômicas, mas nunca foi tão sentida pelos brasileiros no preço dos produtos desde 2014. "A inflação tem um impacto muito grande no dia a dia, sem dúvida alguma! Até porque os salários e os serviços cobrados para quem é autônomo ou pra quem é empresário, acaba não acompanhando a alta dos preços na mesma velocidade.”, ressalta.
Os convidados afirmam que a inflação tem reflexo político e que a desigualdade é um fator extremo frente a altas de preços, como afirma Fernando. “"A inflação impacta de forma muito diferente na sociedade. Para os mais ricos, têm um impacto, porém para os mais pobres esse impacto é muito maior. E isto é sentido de forma diferente pois vivemos em um país muito desigual".
Para conferir tudo o que foi discutido na live do Contexto, assista à íntegra abaixo. E para ficar por dentro das próximas transmissões do Contexto, inscreva-se no nosso canal do YouTube clicando aqui.
Comments