top of page

Núpita promove curso de extensão e inclusão

  • Foto do escritor: Portal Contexto
    Portal Contexto
  • 29 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de set. de 2019


Símbolo do Núpita foi pensado para ser inclusivo para todas as deficiências Foto: Isabella Vieira

O curso de extensão “Leitura, Escritas, Saberes e Práticas Inclusivas”, que tem como objetivo socializar o conhecimento sobre as possibilidades de leitura e escrita de pessoas com deficiência, reúne cerca de 140 participantes, entre membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Iniciado em 5 de julho, o curso de extensão promovido pelo Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva vai até o 15 de agosto.

O evento é direcionado à comunidade acadêmica, professores e pessoas interessadas no tema. Dinâmicas, rodas de conversa, apresentações de trabalhos e palestras são algumas das atividades recorrentes. O evento conta com o dobro de participantes que tinha sido planejado pela equipe de organização. Fabiane Rosa de Sousa, 40, estudante de pedagogia e participante do curso, avalia que “esses eventos que a universidade faz aqui possibilitam que a gente tenha essas experiências, essas oportunidades. Eu acho tão ricas as aulas de que já participei, importantes mesmo!”.

Equipe de monitores do Núpita junto com a professora Larissa e a professora doutora rita de cássia Foto: Isabella Vieira

Além de promover uma vivência para os inscritos do curso, existe toda equipe de organização que fazem com que o evento aconteça. São estudantes de diversos cursos que se interessam e integram a equipe do Núcleo. Para Sara Valadão, monitora do curso e integrante do Núpita “esse curso vem para agregar conhecimento, a gente tem uma deficiência muito grande na área de inclusão, e a inclusão é mais teórica do que prática. Então, esse curso é um subsídio para que a gente possa compreender como funciona esse universo”, declara.

Oficina de libras acontecendo com a professora surda larissa Foto: Isabella Vieira

Cada quinta-feira é específica para se tratar de uma temática. Alguns dos temas já tratados foram: Leitura escrita para pessoas cegas e de baixa visão; Comunicação em Libras; O ensino de Português para surdos; A escrita da língua de sinais; A contribuição da tecnologia assistiva, entre outros. “Esse curso surgiu de uma grande demanda que nós temos em toda comunidade e também aqui na UFS, que é a questão da leitura e escrita para as pessoas com deficiência, principalmente para os surdos e cegos”, conta a Professora Rita de Cássia, coordenadora do Núpita e organizadora do curso de extensão.


 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1

Repórter - Isabella Vieira

Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite

Comments


Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33

2020. Todos os direitos reservados. Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

Design_sem_nome-removebg-preview_edited_edited.png
ufs_monograma_positivo.png
Design_sem_nome-removebg-preview_edited.png
3.png
Design_sem_nome__2_-removebg-preview_edited.png

Departamento de Comunicação Social (DCOS)

Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-000

  • Instagram
  • Facebook
  • Design_sem_nome-removebg-preview (1)
  • Youtube
  • Design_sem_nome__1_-removebg-preview
bottom of page