top of page
  • Foto do escritorPortal Contexto

Número de casos de dengue notificados em Sergipe passa dos seis mil e número de óbitos subiu para 11

O clima no Estado é o principal fator para aumento na quantidade de casos


Mosquito Aedes aegypti (Foto: Fiocruz/Divulgação)

Mais de seis mil casos notificados de dengue e 11 mortes compõem os dados do último informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no último dia 9. Os municípios de maior incidência foram Pedra Mole, Brejo Grande e Nossa Senhora de Lourdes.


Segundo a Gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, esse ano é bastante diferenciado e o aumento nos casos pode ser atribuído a fatores climáticos. A ênfase foi para região do sertão sergipano, onde há o acúmulo de água de forma indevida,o que fez com que o vírus se proliferasse com mais força. “A gente pode atribuir a vários fatores, principalmente, climáticos que, infelizmente, a gente não tem como intervir. Então falta chuva, a população acumula água, daí a tendência é esse número aumentar”, afirma Sidney Sá.


Para a entomóloga e professora de parasitologia da Universidade Federal de Sergipe, Roseli La Corte, o clima é um fator determinante. “Esses anos, que são anos mais quentes, que aqui chove menos, são anos que a gente pode ter epidemia com maior probabilidade”. Mesmo podendo atingir toda a população, houve uma predominância de casos em idosos e crianças e adolescentes menores de 14 anos.


As medidas de ações para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, segundo a SES, incluem a intensificação da mídia, intensificação de atividades de mobilização social em todos os municípios e a reativação da Brigada Itinerante Estadual de Combate à Dengue.

 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1

Repórter -Mayze Barreto

Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite

0 comentário
Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page