top of page
Foto do escritorEduardo Leite

Maio Amarelo: ação na capital foca em ciclistas e pedestres

por Amanda Custódio


Imagem divulgação (Fonte: Portal Maio Amarelo)


Na tarde da quarta-feira (04), a SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, junto ao seu grupo de teatro ‘Cones’, promoveu uma ação educativa para ciclistas e pedestres, com placas, panfletos e paródias informativas aos arredores do Mirante da Treze de Julho. A atividade faz parte da campanha do Maio Amarelo, mês de atenção para a segurança no trânsito que neste ano conta com o tema Juntos Salvamos Vidas.


A ação reforçou a importância do uso dos equipamentos de segurança pelos ciclistas e do uso da faixa de segurança pelos pedestres. Destacou, ainda, a proibição do uso de celular ao conduzir qualquer tipo de veículo, inclusive as bicicletas.“Nós trabalhamos com a conscientização, mas nesta campanha queremos transmitir a mensagem de que há sempre alguém esperando por eles, para que saibam que a vida deles é importante”, relata Tifanny Raio, integrante do grupo Cones.


A atividade ocorreu na ciclovia da Treze de Julho, onde ciclistas e pedestres dividem espaço. De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Heloísa Alves, existem muitas reclamações na ouvidoria do órgão acerca da região, por isso o trabalho foi desenvolvido no local. “Infelizmente, algumas pessoas não agem corretamente. Embora cada uma deva ocupar o seu lugar, ocorre do pedestre andar na ciclovia e do ciclista na pista, algo que pode ocasionar acidentes”, pontua Alves.


“Normalmente, acidentes envolvendo ciclistas não são tão registrados, como os que envolvem condutores de moto e carro”, afirma o Agente de Trânsito da SMTT, Reinato Santos. Segundo ele, de janeiro até o começo de maio de 2022, foram registrados vinte acidentes envolvendo bicicletas e nenhum óbito. No ano passado, foram registrados oito óbitos, um a mais do que no ano anterior.



MAIO AMARELO


A campanha do Maio Amarelo deste ano tem como público-alvo os motociclistas, categoria com alto índice de envolvimento em acidentes de trânsito. Em Aracaju, de acordo com dados da SMTT de 2021, foram registradas 47 vítimas fatais no trânsito, destas, 18 foram condutores de motocicletas. Já neste ano, até o mês de abril, foram nove óbitos, sendo seis de motociclistas.


O movimento está em sua nona edição no país. Foi criado em maio de 2011, com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, com o intuito de reduzir os índices de acidentes viários no mundo. “Nós acreditamos que a maioria dos acidentes de trânsito poderiam ter sido evitados se houvesse uma conduta mais segura no trânsito”, declara o Diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.



0 comentário

Comentarios


Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page