top of page
  • Foto do escritorPortal Contexto

Instagram anuncia fim dos likes

Atualizado: 5 de jun. de 2019


Testes estão sendo realizados para aplicação das novas mudanças

O fim dos likes no Instagram é um dos pontos mais polêmicos do conjunto de mudanças anunciadas por Mark Zulckeberg na conferência anual da sua rede de empresas, no dia 30 de abril. Apesar das alterações já terem sido confirmadas, a plataforma está realizando testes para o fim da contagem de curtidas. Ainda não há muitos detalhes a respeito da nova configuração da rede social. Segundo a empresa, depois das alterações, ainda será possível acompanhar a quantidade de curtidas das suas publicações, porém essa numeração não será mais visível publicamente.


Para Victor Braga, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe e pesquisador dos processos de sociabilidade nas mídias sociais, a busca pelos likes “é uma lógica um pouco tóxica, as pessoas estão muito preocupadas no engajamento a partir desse dado quantitativo, que é simplesmente o número de curtidas.”


De acordo com Joyce Oliveira, social mídia e coordenadora de conteúdo da Atualize Comunicação, o Instagram muda o tempo todo e a procura por curtidas “propiciou a criação de um mercado paralelo de seguidores e curtidas fakes”. Segundo ela, com o fim da exibição pública desses números, o Instagram deve colocar toda sua atenção na produção de conteúdo. “A influência, então, deixa de ser medida pelo número de curtidas e seguidores e passa a ter uma relação direta com a produção de conteúdo de valor para o público.”


Vitor Braga ainda ressalta que “em tese, os usuários não serão mais levados a curtir uma postagem que talvez seja mais interessante apenas pelo número de curtidas dessa publicação”, mas pela atração e relevância do conteúdo abordado.


Além dessas mudanças, outras propostas foram anunciadas: a criação da aba “shopping”, para facilitar a compra e venda de produtos; alterações na câmera dos stories para permitir que o usuário grave/fotografe de modo mais criativo e um novo sticker também será adicionado para incentivar a criação de campanhas para arrecadação de fundos utilizando a ferramenta.


Para outras redes sociais como o Facebook e o Whatsapp, também foram anunciadas reformulações. Confira as principais mudanças abaixo:



Facebook

O Facebook deve sofrer uma mudança drástica no seu layout, tanto na versão móvel, quanto na versão para computadores. O novo design conta até com a alteração da logo da rede social. Além disso, a ferramenta adotará um visual mais limpo, deixando de lado a cor azul. Zuckerberg também anunciou um redirecionamento da rede social, que terá como centro o foco nas comunidades.


Whatsapp

Para o Whatsapp, foi anunciada a opção de pagamentos pelo aplicativo. Esse recurso irá permitir que os usuários façam transferências de dinheiro pelo app. Além disso, o WhatsApp Business, vertente da plataforma voltada para os negócios, também sofrerá mudanças. Uma das principais apostas está na possibilidade de as empresas criarem catálogos para os seus clientes.



 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1

Repórter - Rivandson Teles

Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite


0 comentário
Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page