As apresentações ocorrem, de 23 a 26 de julho, no Auditório do Centro, na didática 3 da Universidade Federal de Sergipe
O I Seminário de Apresentações de Pesquisas de Pós-Doutorado do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas) da Universidade Federal de Sergipe começou ontem (23), segue durante toda a semana e termina nesta sexta-feira (26). Com apresentações durante todos os turnos de funcionamento da universidade, a proposta do seminário é divulgar para a comunidade acadêmica os resultados das pesquisas de pós-doutorado que formam o CECH.
O evento, que atende a Resolução nº 44/2014-CONSU/UFS, contou com a presença da diretora do CECH, profª Ana Leal, que ressaltou a importância da sociedade acadêmica em disseminar “esse conhecimento que nós (professores) estamos fazendo aqui: As pesquisas que o CECH desenvolve, com o seu corpo docente, visando uma sociedade melhor, mais justa e mais inclusiva”.
O planejamento da diretoria do Centro é que na segunda quinzena do mês de outubro ocorra o segundo momento para as apresentações de outras pesquisa. O desejo do centro “é que a cada semestre tenhamos um grupo de professores com as mais diferentes abordagens para divulgar as pesquisas”, ressalta a diretora.
O centro, que tem cerca de 200 professores e 6 mil alunos é formado pelas áreas da ciências humanas, linguísticas, letras e arte. E engloba os seguintes departamentos: Artes visuais e Design; Ciências Sociais; Comunicação Social; Educação; Estudo dos Problemas Brasileiros; Filosofia; Geografia; História; Letras Estrangeiras; Letras Libras; Letras Vernáculas; Música; Psicologia; Teatro; e o Núcleo de Graduação em Ciências da Religião.
Primeira sessão
A pesquisa de pós-doutorado “As estratégias de comunicação no contexto da cultura da convergência midiática – Os Microempreendedores Individuais do Brasil profundo”, do professor do Departamento de Comunicação Social da UFS (DCOS-UFS), Matheus Felizola, deu início as apresentações. O trabalho que envolveu um ano de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostrou traços comparativos de como a cultura de convergência midiática é encarada pelos jovens empreendedores de duas regiões geográficas: a região do Rio Grande do Sul e a microrregião de Propriá-SE.
O professor, Matheus Felizola, que só tinha apresentado a sua pesquisa uma vez na universidade, e com o público-alvo restrito aos estudantes de pós-graduação, disse que o Seminário promovido pelo CECH tem uma abrangência maior por não ter restrição de participantes. “Através do diálogo com pessoas com interesse em temas parecidos ou o mesmo”, Felizola espera “gerar uma centelha que pode, de alguma maneira, fazer com que outras pesquisas surjam com o mesmo tema”.
A segunda apresentação da manhã foi a da publicitária e também professora do DCOS-UFS, Raquel Carriço, com a pesquisa de pós-doutorado que tem o tema “Exposição às mensagens publicitárias nas mídias digitais”, que tem o objetivo de revelar como a exposição de jovens usuários das mídias se dá sobre as mensagens publicitárias, e procura sintetizar como as produções relevantes, interessantes e atrativas são as chaves para a perpetuação da publicidade enquanto negócio nas mídias digitais. Ao final da apresentação parabenizou a diretoria do CECH pela iniciativa de promover a divulgação das pesquisas.
A primeira manhã de apresentações foi encerrada com a presença do professor do Departamento de Psicologia da UFS, Bruno Machado, com a pesquisa “Da vaidade à vontade de poder: para a genealogia da vaidade” que tem o propósito de identificar e analisar os meios pelos quais a noção de vaidade pode ser vinculada ao conceito de vontade e poder do filósofo Nietzsche.
A estudante do curso de Ciências Sociais da UFS, Ítala, destacou a importância do evento para os alunos pois “contribui para a nossa formação acadêmica”. Para Ítala, as apresentações, ocorridas na manhã do dia 23, foram de pesquisas “bastante relevantes”.
Um caderno de resumos dos trabalhos apresentados com ficha catalográfica está previsto para ser publicado na sexta-feira (26).
Vale lembrar que ontem foram reabertas as inscrições, via plataforma SIGAA/Extensão, para participar do Seminário.
Confira a programação, que acontece no auditório do CECH, na didática 3 da UFS:
23/07/2019 – TERÇA-FEIRA – MANHÃ
Lilian de Lins Wandelei – DGE – 10h
Matheus Pereira Mattos Felizola – DCOS – 10h30min
Raquel Marques Carriço Ferreira – DCOS – 11h
Bruno M. Machado – DPS – 11h30min
23/07/2019 – TERÇA-FEIRA – TARDE
Elder Cerqueira Santos – DPS – 14h
Sônia Aguiar Lopes – DCOS – 14h30min
Carlos E. Japiassu de Queiroz – DLEV – 15h
Daniel Menezes Coelho – DPS – 15h30min
23/07/2019 – TERÇA-FEIRA – NOITE
Valter Cesar Pinheiro – DLES – 19h
24/07/2019 – QUARTA-FEIRA – MANHÃ
Eduardo Leal Cunha – DPS – 9h
24/07/2019 – QUARTA-FEIRA – TARDE
Adriana Dantas Nogueira – DAVD – 14h
Márcia Eliane Silva Carvalho – DGE – 15h
Maicyra Teles Leão e Silva – DTE – 15h30min
Christian Lindberg Lopes do Nascimento – DFL – 16h
Diogo Conque Seco Ferreira – DPS – 16h30min
Tacyana Karla Gomes Ramos – DED – 17h
Antônio Fernando de Araújo Sá – DHI – 17h30min
24/07/2019 – QUARTA-FEIRA – NOITE
Vanderlei José Zacchi – DLES – 19h
25/07/2019 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ
Manoel Carlos Cavalcanti Mendonça Filho – DPS – 10h
25/07/2019 – QUINTA-FEIRA – TARDE
Matheus Hidalgo – DFL – 15h
Sergio Hugo Menna – DFL – 17h
25/07/2019 – QUINTA-FEIRA – NOITE
André Faro Santos – DPS – 19h
Marcos Silva – DHI – 19h30min
26/07/2019 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ
Leilane Ramos da Silva – DLEV – 10h
26/07/2019 – SEXTA-FEIRA – TARDE
Maria A. Antunes de Macedo – DLES – 14h
Fernando Luiz Alves Barroso – DCOS – 14h30min
Maria Beatriz Colucci – DCOS – 15h
Rivaldo Savio de Jesus Lima – DPS – 15h30min
Eraldo da Silva Ramos Filho – DGE – 17h30min
Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1
Repórter - João Vitor Moura
Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góes e Eduardo Leite
Comments