top of page
  • Foto do escritorPortal Contexto

I Seminário de Apresentações de Pesquisas de Pós-Doutorado do CECH acontece até sexta

Atualizado: 25 de jul. de 2019

As apresentações ocorrem, de 23 a 26 de julho, no Auditório do Centro, na didática 3 da Universidade Federal de Sergipe


O professor do Departamento de Comunicação Social da UFS, Matheus Felizola, deu inicio as apresentações (foto: João Vitor Moura)

O I Seminário de Apresentações de Pesquisas de Pós-Doutorado do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas) da Universidade Federal de Sergipe começou ontem (23), segue durante toda a semana e termina nesta sexta-feira (26). Com apresentações durante todos os turnos de funcionamento da universidade, a proposta do seminário é divulgar para a comunidade acadêmica os resultados das pesquisas de pós-doutorado que formam o CECH.


O evento, que atende a Resolução nº 44/2014-CONSU/UFS, contou com a presença da diretora do CECH, profª Ana Leal, que ressaltou a importância da sociedade acadêmica em disseminar “esse conhecimento que nós (professores) estamos fazendo aqui: As pesquisas que o CECH desenvolve, com o seu corpo docente, visando uma sociedade melhor, mais justa e mais inclusiva”.


O planejamento da diretoria do Centro é que na segunda quinzena do mês de outubro ocorra o segundo momento para as apresentações de outras pesquisa. O desejo do centro “é que a cada semestre tenhamos um grupo de professores com as mais diferentes abordagens para divulgar as pesquisas”, ressalta a diretora.


O centro, que tem cerca de 200 professores e 6 mil alunos é formado pelas áreas da ciências humanas, linguísticas, letras e arte. E engloba os seguintes departamentos: Artes visuais e Design; Ciências Sociais; Comunicação Social; Educação; Estudo dos Problemas Brasileiros; Filosofia; Geografia; História; Letras Estrangeiras; Letras Libras; Letras Vernáculas; Música; Psicologia; Teatro; e o Núcleo de Graduação em Ciências da Religião.


Professora Raquel Carriço apresentou a sua pesquisa de pós-doutorado no Seminário (foto: João Vitor Moura)

Primeira sessão


A pesquisa de pós-doutorado “As estratégias de comunicação no contexto da cultura da convergência midiática – Os Microempreendedores Individuais do Brasil profundo”, do professor do Departamento de Comunicação Social da UFS (DCOS-UFS), Matheus Felizola, deu início as apresentações. O trabalho que envolveu um ano de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostrou traços comparativos de como a cultura de convergência midiática é encarada pelos jovens empreendedores de duas regiões geográficas: a região do Rio Grande do Sul e a microrregião de Propriá-SE.


O professor, Matheus Felizola, que só tinha apresentado a sua pesquisa uma vez na universidade, e com o público-alvo restrito aos estudantes de pós-graduação, disse que o Seminário promovido pelo CECH tem uma abrangência maior por não ter restrição de participantes. “Através do diálogo com pessoas com interesse em temas parecidos ou o mesmo”, Felizola espera “gerar uma centelha que pode, de alguma maneira, fazer com que outras pesquisas surjam com o mesmo tema”.


A segunda apresentação da manhã foi a da publicitária e também professora do DCOS-UFS, Raquel Carriço, com a pesquisa de pós-doutorado que tem o tema “Exposição às mensagens publicitárias nas mídias digitais”, que tem o objetivo de revelar como a exposição de jovens usuários das mídias se dá sobre as mensagens publicitárias, e procura sintetizar como as produções relevantes, interessantes e atrativas são as chaves para a perpetuação da publicidade enquanto negócio nas mídias digitais. Ao final da apresentação parabenizou a diretoria do CECH pela iniciativa de promover a divulgação das pesquisas.


A primeira manhã de apresentações foi encerrada com a presença do professor do Departamento de Psicologia da UFS, Bruno Machado, com a pesquisa “Da vaidade à vontade de poder: para a genealogia da vaidade” que tem o propósito de identificar e analisar os meios pelos quais a noção de vaidade pode ser vinculada ao conceito de vontade e poder do filósofo Nietzsche.


A estudante do curso de Ciências Sociais da UFS, Ítala, destacou a importância do evento para os alunos pois “contribui para a nossa formação acadêmica”. Para Ítala, as apresentações, ocorridas na manhã do dia 23, foram de pesquisas “bastante relevantes”.

Um caderno de resumos dos trabalhos apresentados com ficha catalográfica está previsto para ser publicado na sexta-feira (26).


Vale lembrar que ontem foram reabertas as inscrições, via plataforma SIGAA/Extensão, para participar do Seminário.



Capa do livro que será publicado na sexta-feira (imagem: CECH)

Confira a programação, que acontece no auditório do CECH, na didática 3 da UFS:


23/07/2019 – TERÇA-FEIRA – MANHÃ

Lilian de Lins Wandelei – DGE – 10h

Matheus Pereira Mattos Felizola – DCOS – 10h30min

Raquel Marques Carriço Ferreira – DCOS – 11h

Bruno M. Machado – DPS – 11h30min


23/07/2019 – TERÇA-FEIRA – TARDE

Elder Cerqueira Santos – DPS – 14h

Sônia Aguiar Lopes – DCOS – 14h30min

Carlos E. Japiassu de Queiroz – DLEV – 15h

Daniel Menezes Coelho – DPS – 15h30min


23/07/2019 – TERÇA-FEIRA – NOITE

Valter Cesar Pinheiro – DLES – 19h


24/07/2019 – QUARTA-FEIRA – MANHÃ

Eduardo Leal Cunha – DPS – 9h


24/07/2019 – QUARTA-FEIRA – TARDE

Adriana Dantas Nogueira – DAVD – 14h

Márcia Eliane Silva Carvalho – DGE – 15h

Maicyra Teles Leão e Silva – DTE – 15h30min

Christian Lindberg Lopes do Nascimento – DFL – 16h

Diogo Conque Seco Ferreira – DPS – 16h30min

Tacyana Karla Gomes Ramos – DED – 17h

Antônio Fernando de Araújo Sá – DHI – 17h30min


24/07/2019 – QUARTA-FEIRA – NOITE

Vanderlei José Zacchi – DLES – 19h


25/07/2019 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ

Manoel Carlos Cavalcanti Mendonça Filho – DPS – 10h


25/07/2019 – QUINTA-FEIRA – TARDE

Matheus Hidalgo – DFL – 15h

Sergio Hugo Menna – DFL – 17h


25/07/2019 – QUINTA-FEIRA – NOITE

André Faro Santos – DPS – 19h

Marcos Silva – DHI – 19h30min


26/07/2019 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ

Leilane Ramos da Silva – DLEV – 10h


26/07/2019 – SEXTA-FEIRA – TARDE

Maria A. Antunes de Macedo – DLES – 14h

Fernando Luiz Alves Barroso – DCOS – 14h30min

Maria Beatriz Colucci – DCOS – 15h

Rivaldo Savio de Jesus Lima – DPS – 15h30min

Eraldo da Silva Ramos Filho – DGE – 17h30min



 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1

Repórter - João Vitor Moura

Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góes e Eduardo Leite

0 comentário
Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page