top of page
  • Foto do escritorPortal Contexto

Estudo e ensino na pandemia são assunto de live do Contexto

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Aconteceu na última quarta-feira (22) a terceira live do novo ciclo do Contexto, que abordou temas relacionados ao estudo e ao ensino durante o período da pandemia de covid-19. A transmissão contou com a participação da estudante de Letras Leila Martins e da professora de química Patrícia Lima.


Durante a live, mediada pelos estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) James Santos e Rose Bonifácio, as convidadas discutiram a desvalorização do professor e da educação pública no Brasil, as dificuldades e adaptações impostas pela pandemia, as perspectivas da área para o futuro, e mais.


Professora do colégio estadual Atheneu, Patrícia Lima ressaltou problemas envolvendo a gestão e investimento na educação pública nesse período, além de falhas a respeito do treinamento dos docentes.




Leila Martins destacou a desvalorização da educação no país.


“O salário do professor brasileiro é o menor entre 40 países”, nota a estudante, que também dá aulas no colégio estadual Clarice da Silva por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFS. “A partir de informações como essa, a gente consegue entender onde está a prioridade da educação neste país.”


Professora há 25 anos, Lima contou que a instituição onde ela trabalha precisou se reestruturar para atender os alunos, que possuem perfis muito variados. “Se antes o professor não tinha muito contato com a tecnologia, agora ele precisou se reinventar para estruturar e administrar suas aulas de um novo jeito”, explica ela.


Aluna e professora, Martins relatou que os efeitos da pandemia na saúde mental a fez procurar apoio psicológico. Ela perdeu o avô para a doença no ano passado. “São perdas irreparáveis”, desabafa.


Com a carga de professora somada ao cuidado da casa e dos filhos na pandemia, Lima também disse ter procurado suporte psicológico. Além disso, a situação de vulnerabilidade socioeconômica relatada pelos alunos também era algo que a afetou, segundo ela. “Você acaba absorvendo a dor do outro. Você se coloca na dor do outro”, conta ela emocionada.


“Você acaba absorvendo a dor do outro. Você se coloca na dor do outro”, conta Patrícia emocionada.


Devido aos efeitos da pandemia sobre a evasão escolar e das dificuldades de aprendizado, Lima afirmou que, com o retorno gradual às aulas presenciais, o objetivo para o futuro é minimizar o impacto causado pela crise sanitária e preencher as lacunas de conhecimento produzidas por ela. “É um desafio”, diz.


Para ver tudo o que foi discutido na live do Contexto, confira abaixo. E para ficar por dentro das próximas transmissões do Contexto, inscreva-se no nosso canal do YouTube clicando aqui.





Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page