Praças públicas e processos de socialização, discussão de gênero na sociedade, crescimento da aceitação do cabelo afro e acidentes no trânsito. Esses são alguns assuntos da oitava edição da revista Mais Contexto, lançada nesta quarta-feira, 12, e produzida por estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal de Sergipe.
O processo de produção da revista começou há mais de um mês. As equipes de edição, produção, reportagem e notícia se dedicaram a elaboração e produção da revista, desde a escolha da pauta ao fechamento das reportagens, sob coordenação dos professores Cristian Góes, Eduardo Leite e Josenildo Guerra.
Uma das novidades desta edição é a diagramação. Para Bianca Machado, estudante de jornalismo, a inovação e a criatividade foram essenciais no processo de concepção e produção da Mais Contexto. " Não adianta ter um conteúdo muito bom e não ser atrativa para as pessoas lerem. Então, trabalhar com imagens, espaço em branco, com respiro e trabalhar a cor na revista foram importantes para deixá-la visualmente atrativa."
A Mais Contexto é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos da disciplina de Jornalismo Integrado I, que objetiva emular o cotidiano de uma redação multimídia. Além da revista, os alunos vêm desenvolvendo notícias, reportagens e podcasts. Estes materiais estão sendo publicados neste site. Ainda neste semestre, duas edições da revista devem ser lançadas.
Produzir conteúdo para jornalismo sonoro, impresso e digital foi desafiador para Francielle Nonato. Ela escreveu a reportagem de capa, que discute o crescimento da aceitação do cabelo afro no Brasil. Para correr contra o deadline, Nonato precisou organizar a rotina. " Eu acho que o legal foi entrevistar as pessoas sem saber muito sobre suas trajetórias e chegar lá com o ouvido acessível para entender as histórias", destacou.
O professor Cristian Góes ressaltou o empenho dos alunos na elaboração do produto jornalístico. Para ele, o resultado foi positivo, apesar dos ajustes necessários a serem realizados ao longo da disciplina. "Os leitores terão uma série de reportagens muito qualificada," enfatizou.
Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1
Da redação
Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góes e Eduardo Leite
Comentarios