top of page
Foto do escritorEduardo Leite

Dia das mães aumenta expectativa de reaquecimento da economia sergipana

Com o arrefecimento da pandemia de covid-19, comércio espera crescimento das vendas para este ano


por Alda Santiago


O Dia das Mães, comemorado este ano no dia 8 de maio, é uma das datas comemorativas que mais movimentam o setor econômico. Durante o ano de 2020, em decorrência do período mais crítico da pandemia, as vendas diminuíram consideravelmente. No entanto, com um cenário sanitário mais favorável, os comerciantes passaram a depositar maiores expectativas este ano.


Para a comerciante Bruna Araújo, o quadro já se mostra promissor. “As vendas estão aumentando, o pessoal já não está mais com tanto medo de sair de casa. Depois de dois anos de pandemia, nós esperamos um crescimento bem considerável em relação aos anos anteriores”, explica.


Segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas no varejo na semana do Dia das Mães, de 4 a 10 de maio de 2020, registraram queda de -30,7%, com relação ao mesmo período em 2019.


Para Patrícia Pugliesi, professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o cenário econômico pode não corresponder aos anseios dos comerciantes.


“Quando a gente fala de resultados positivos, acho que o comércio está falando em vender bastante os itens mais caros, e acho que nesse momento o bolso do brasileiro, e do sergipano, talvez não esteja tão sortido”. Ela afirma também acreditar que será um dia das mães na base da lembrancinha e da presença, por terem tido dois anos de ausência em decorrência da pandemia do covid-19.


Ainda segundo ela, a data representa um “reaquecimento da economia sergipana”, e ressalta que as compras feitas pela internet terão um papel importante no cenário sergipano. “Cada vez mais ele se solidifica e se torna presente na vida dos consumidores, inclusive é uma perspectiva mais econômica do que a loja física”, finaliza.



0 comentário

Comments


Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page