top of page
  • Foto do escritorEduardo Leite

‘Dia D’ de vacinação imuniza 7.488 pessoas em Aracaju

A vacina contra a Covid-19 também foi aplicada nas unidades


por Franciene Maria Santos


Unidade Básica de Saúde José Machado de Souza (Foto: Franciene Maria Santos)


No último sábado (30), ocorreu o último dia da 1ª etapa de vacinação contra sarampo e influenza nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju e nos shoppings da cidade. Também foram aplicados imunizantes contra a Covid-19 nos locais.


A enfermeira Luciana Kaprine destacou que um dos motivos pelo qual a vacina de sarampo foi disponibilizada para a população foi o fato de a sociedade estar passando por uma epidemia da doença, tornando urgente essa imunização.


Com relação à aplicação da vacina contra a gripe, Luciana relatou que, com a chegada do inverno, aumenta a circulação do vírus causador da influenza entre a população. Por isso a campanha também abarcou a vacinação contra a doença.


Os documentos necessários para tomar as vacinas contra a influenza e o sarampo são o cartão de vacina, documento de identificação e o cartão do SUS, que pode ser emitido na recepção das Unidades Básicas de Saúde. O público-alvo foi formado por crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, gestantes, puérperas até os 45 dias após o parto e profissionais da saúde.


Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 3.464 pessoas receberam imunização contra a Influenza, 1.752, para evitar o sarampo e 2.272, contra o coronavírus, um total de 7.488 imunizados.


O taxista Evânio Batista Santos, que estava na Unidade José Machado de Souza para tomar as vacinas, destacou a importância da vacinação para a sociedade em geral. “Todo mundo deve se vacinar. Eu sempre tomo as vacinas recomendadas e sei que só fazem o bem a todos”.


Há expectativa de atingir a meta de vacinar o maior número de pessoas possíveis na 2ª etapa de vacinação, que começou na última segunda-feira (02).


Covid-19


De acordo com Luciana, a população priorizou a busca pela vacina contra covid-19 em detrimento das outras disponíveis, como é o caso do sarampo. A enfermeira afirmou que isso ocorreu por conta da orientação dada aos profissionais de saúde para que não aplicassem duas vacinas distintas simultaneamente. Com o avanço da cobertura vacinal contra a covid-19, o foco agora é nessas outras doenças.


Mesmo assim, as vacinas contra o coronavírus ainda estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde. O público-alvo é formado por crianças de 5 a 11 anos, adultos e idosos.



0 comentário
Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page