top of page
  • Foto do escritorPortal Contexto

Contexto UFS traz discussão sobre segurança alimentar

Por Érica Xavier


Na última sexta-feira (19) aconteceu o encerramento do ciclo de lives do Contexto UFS falando sobre “Segurança Alimentar”. A live foi transmitida via YouTube e trouxe discussões sobre a situação da fome no Brasil, a inflação no preço dos alimentos, programas governamentais com valor insuficiente, além de debater sobre Agronegócio e Agroecologia.


A live foi mediada pelas estudantes de jornalismo da UFS, Kemilly Abreu e Jamiles Batista. Para destrinchar o tema, o momento contou com a participação de Renata Medeiros, especialista em Gestão em Saúde Pública; Silvia Voci, nutricionista e ex-colunista do Programa Mundial de Alimentos; e Débora Nunes, coordenadora nacional do MST.



Da esquerda para direita: Jamiles Batista, Silvia Voci, Kemily Abreu, Débora Nunes e Renata Medeiros.

Na ocasião foi abordado problemas e justificativas ligadas à alimentação inacessível para muitos, principalmente no cenário econômico atual do país, onde os preços dos alimentos estão altos. “O retorno da inflação não é o único indicador. Tem reflexo também com as escolhas feitas na área econômica, em termos de mudança nas prioridades em nossas políticas sociais”, explica Silvia Voci.


Tratando-se de condições financeiras, Renata Medeiros, aproveitou o momento de fala e expressou alguns cuidados que um nutricionista deve ter ao passar os planos alimentícios, afinal, tem pratos e refeições que não são acessíveis a todos. “Não é fácil para nós, nutricionistas, dizer que o paciente precisa ter um prato mais colorido e variado, quando na verdade a questão socioeconômica dessa pessoa precisa ser respeitada e entendida. Nós estamos ali justamente para contribuir na qualidade de vida dessa pessoa. O mais importante é que a pessoa seja alimentada e, a partir disso, discutir a qualidade do que ela está consumindo”, declarou.


A qualidade dos alimentos foi outro ponto discutido, ter alimentos orgânicos e 100% saudáveis está cada vez mais difícil, tratando-se do ponto de vista de que os mercados estão vendendo produtos que recebem algum tipo de agrotóxicos. “É impressionante como o Brasil, muitas vezes, é utilizado como laboratório para coisas que não prestam e que o mundo abomina” desabafa Débora Nunes, depois de destacar sobre a liberação de quase 1.500 agrotóxicos no país.


“Quando a gente discute a questão da soberania alimentar, estamos falando de alimento saudável e isso é um direito de toda a sociedade”.

Para conferir tudo o que foi discutido nesta live do Contexto, assista à íntegra abaixo. E para ficar por dentro de todas as discussões durante esses ciclos de lives do jornal Contexto UFS, acesse nosso canal no YouTube. Nosso laboratório de jornalismo sempre está produzindo trabalhos agregadores, por isso, inscrevam-se no nosso canal, sigam-nos em nossos canais digitais e continuem nos acompanhando. Até os próximos trabalhos.





Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page