As sessões são abertas para o público que se interessar
A Cinemateca é um ambiente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de coletividade para pessoas que têm curiosidade em aumentar o repertório e discutir temas a partir da experiência com o cinema.
As reuniões ocorrem toda semana, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde. Túlio de Araújo, um dos organizadores do projeto, conta que as mostras que acontecem na quarta-feira são ações de extensão e, por isso, ainda dá horas complementares para os estudantes. Na semana dos dias 5 a 9 de agosto serão exibidos quatro filmes, confira a programação abaixo:
5 de agosto, às 10h Na segunda de manhã, a proposta é exibir filmes canônicos no cinema que pouca gente assistiu. O escolhido da vez será “Viver” (1952), um filme japonês de Akira Kurosawa, um dos cineastas mais importantes do Japão. Com uma filmografia extensa, Kurosawa fez filmes que trouxeram desde uma retratação do período feudal no Japão até filmes de sua época que retratavam acontecimentos tanto do indivíduo em meio a sociedade como da sociedade em geral. “Viver” recebeu o Lobo de Ouro no Festival de Cinema de Bucareste, em 1953, e o Prêmio Especial do Senado de Berlim no Festival de Berlim em 1954.
6 de agosto, às 17h
A proposta da terça-feira é trazer algo mais descontraído com o objetivo de gerar essa coletividade que o cineclube propõe e fazer com que as pessoas assistam filmes em grupo. A animação “Ratatouille” (2007) será a aposta do dia. O filme conta a história de Rémy, um rato vivendo em Paris que sonha em se tornar um chef de cozinha.
7 de agosto, às 10h
Já na quarta-feira de manhã temos uma mostra integral de algum diretor nacional, na semana passada foi exibida a filmografia da Ana Carolina, e agora serão exibidos os longas do Luís Sérgio Person. Segundo Túlio Araújo, o filme “São Paulo, Sociedade Anônima” (1965) é uma tese do que é o paulistano médio que permeia desde os anos 60 até os dias de hoje.
9 de agosto, às 17h
Na sexta-feira a dinâmica é outra: é feita uma votação no perfil do Instagram da Cinemateca e, a partir daí, é escolhido um filme de terror para ser exibido. Essa semana, o vencedor foi "A Hora do Pesadelo" (1984), um filme de Wes Craven que traz um grupo de jovens que são aterrorizados em seus pesadelos pelo fantasma de um psicopata assassino de crianças chamado Freddy Krueger.
Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1
Repórter - Mayze Barreto
Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite
Comments