top of page
  • Foto do escritorEduardo Leite

Aos trancos e barrancos, time feminino de futebol da UFS participará, pela primeira vez, dos JUBs

Jogos Universitários Brasileiros ocorrerão de 15 a 22 de maio, em Goiás


Por Jane Miranda


Normalmente jogadora de futsal da UFS, Rany Cruz, fará parte do futebol feminino no JUBs (Foto: Acervo pessoal)


Se engana quem pensa que o time feminino da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi convocado nas seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) custeará a hospedagem dos atletas de todo o Brasil que se inscreveram nos jogos, porém com uma ressalva. O time masculino de uma universidade só participa da competição se houver, também, a participação do feminino. Como a UFS só tem time de futebol masculino oficial, foi improvisada uma equipe de atletas de outras modalidades para formar o feminino. Assim, ambos poderão participar da competição.


Rany Cruz, jogadora de futsal, foi escalada para o time três semanas antes dos JUBs e, segundo ela, as informações ainda são abstratas devido à coordenação de promoções culturais e esportivas (Copre) estar engajada com o JUBs praia. “Espero que essa coordenação faça mudanças e incentive o esporte feminino, para competir seriamente, e não para ocupar um espaço”, afirma.


Mesmo com a desvalorização do time feminino para as competições, as jogadoras acham muito importantes suas participações para abrir portas para o futebol feminino e sua potencialidade. Já que existem outras meninas dentro do campo universitário que podem fazer o time crescer e não têm essa oportunidade e incentivo. “É uma guerra enorme trabalhar com o desporto universitário de IES pública. Eu espero minimizar isso com o edital de bolsa atleta que vai sair agora", relata o coordenador da Copre, Randy Nascimento.


A preparação para os JUBs está sendo feita com a prática de exercícios físicos diários, de forma remota e individual. Ainda não houve treinamentos em conjunto para os jogos, o que deixa a equipe em desvantagem em relação às demais competidoras. “Vamos com toda a expectativa possível, mas também com os pés no chão”, diz a jogadora Gizele Santana.



0 comentário
Agnaldo Rezende - entrevistaJoyce e Katiane
00:00 / 01:33
bottom of page