Fiéis se reuniram na Colina de Santo Antônio para celebrar a data do santo casamenteiro, dos pobres e das causas perdidas
Milhares de devotos sergipanos participaram da celebração da missa em homenagem a Santo Antônio ocorrida no último dia 13. A celebração Eucarística aconteceu na Colina de Santo Antônio, zona norte de Aracaju.
O Frei Francisco Gonçalves de Sousa, pároco que presidiu a celebração, destacou a importância da fé no santo e conclamou os devotos a refletirem sobre os desafios que a sociedade enfrenta diariamente. Para ele, "Santo Antônio é o protetor, intercessor. Aquele que ensina a gente a seguir o evangelho de Jesus Cristo, na prática de amor, da caridade para com os pobres. Para mim, é uma satisfação e também uma gratidão, porque a fé do povo contagia a gente, ajuda a gente a ter mais fé. O nosso papel justamente é celebrar com o povo essa festa, essa caminhada".
Após a celebração da missa, feita ao ar livre, devotos seguiram em cortejo pelas ruas do bairro Santo Antônio, ao som de cânticos de fé e orações. Um momento de reflexão e de agradecimento pelas bênçãos alcançadas, como foi o caso de Ana Maria Santos Bonfim, de 62 anos. A funcionária de relações públicas é devota de Santo Antônio desde a adolescência e participa ativamente das celebrações. "Quando era mais nova, me formei e pedi a Santo Antônio que me desse um emprego. Hoje já estou aposentada, mas continuo pagando a minha promessa. Todo ano eu distribuo 13 cestas de pães, assisto a missa e acompanho a procissão. Santo Antônio nunca nos desampara."
Cristiane Barreto, 32, é devota de Santo Antônio há 10 anos. Fez dois pedidos e cumpriu a promessa vestida igual ao santo, juntamente com o sobrinho Lucas Emanuel, de apenas um ano. "Eu fiz duas. Uma para meu sobrinho e uma para meu pai. Ele (Lucas) é o sétimo de seis gestações que não vingaram e eu fiz o pedido para que ele viesse com saúde. E fiz pela saúde do meu pai. Ele estava bem doente mesmo e pensamos que esse ano ele não estaria conosco, mas graças a Deus e a Santo Antônio, ele está bem". Quando questionada sobre o que o santo representa para ela, a auxiliar administrativa foi direta: "Tudo! Primeiro Deus, depois Santo Antônio".
O governador de Sergipe Belivaldo Chagas (PSD) esteve presente na missa e disse que desde a infância participa dos eventos católicos com frequência. "Não poderia deixar de estar presente neste momento em que se comemora o Dia de Santo Antônio”, disse. “Estivemos no município de Itabaiana participando da procissão, milhares de pessoas com a sua fé, e isso se reflete em várias comunidades do estado e do Brasil, e aqui, em Aracaju, na Colina do Santo Antônio, onde a população vem para rezar, para agradecer, para pedir", ressaltou.
O comércio
Para os comerciantes, a comemoração foi uma oportunidade de faturar. Diversas barracas foram montadas para vender artigos religiosos, lanches e bebidas. Uma delas é a da vendedora Alice Ferreira Costa. Ao lado da filha e do marido, ela trabalhou durante toda a trezena e revelou que, apesar de no início as vendas terem sido fracas, elas foram aumentando no decorrer da programação. Para a vendedora, a chuva dos últimos dias foi um dos motivos da queda nas vendas. " No início foi fraquinha, mas depois aumentou. A chuva também atrapalhou um pouco. Trabalhar aqui pra mim é ótimo. Eu sou devota de Santo Antônio desde pequena. Nasci e me criei aqui na área. É meu santo!", declarou Alice, que há 20 anos trabalha nessa época festiva.
Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1
Repórter - Pedro Nascimento
Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góes e Eduardo Leite
Comentarios