top of page
Foto do escritorPortal Contexto

Conheça o Perfil do Eleitor

Fernanda Spínola

28 de outubro


O eleitorado brasileiro cresceu cerca de 9,5% nos últimos oito anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Créditos: Raniele Alves / Edição: Fernanda Spínola


O eleitor é de grande importância para a democracia brasileira. De 2014 até 2022, mais de 13 milhões de títulos foram emitidos no Brasil para os cidadãos exercerem o direito ao voto nos dias de eleições.


Durante o primeiro turno das eleições de 2022, o perfil do eleitor auxiliou em campanhas políticas, além de ajudar no direcionamento e engajamento de algumas pautas. Como, por exemplo, a predominância de discursos voltados para o eleitorado feminino em campanhas eleitorais, uma vez que o eleitorado feminino é o que mais vem crescendo nos últimos anos.


Crédito: Contexto Eleições/ Arte: Fernanda Spínola

Legenda: linha do tempo de 2014 e 2022 com dados sobre o perfil do eleitor.


Além disso, houve também um grande salto no número de eleitores com deficiência aptos a votarem. Em comparação ao ano de 2014, o eleitorado com deficiência cresceu em 66,52% nesses oito anos. Dessa forma, os programas de acessibilidade adotados em 2013, entraram em vigor e melhoraram a experiência do voto para o eleitor com deficiência.


O grau de instrução no Brasil é outro fator importante para a compreensão do voto e das questões políticas e sociais. No infográfico, percebe-se que o grau de escolaridade predominante em 2014, entre os eleitores, era o ensino fundamental incompleto com mais de 43 milhões de pessoas. Já em 2022, esse grau diminui de 30% para 22%. Entretanto, eleitores que não concluíram o ensino médio chegam a 26%.


O número de jovens eleitores de 16 a 18 anos também obteve uma crescente. Entre janeiro e abril deste ano, foram tirados 2.042.817 títulos. Além disso, uma das novidades que apareceu no perfil do eleitorado nas eleições de 2018 foi o nome social, registrado por mais de 37 mil pessoas em 2022.


Perfil do eleitorado sergipano


O eleitorado sergipano cresceu aproximadamente 15% em relação ao ano de 2014, de acordo com o TSE. A maior parte desse eleitorado apto a votar são mulheres, concentrando 888.191 pessoas, cerca de 53%. Enquanto o masculino possui 47%, registrando 783.610 votantes. Dessa maneira, o eleitorado sergipano segue o mesmo perfil do eleitor brasileiro, tendo uma maior porcentagem feminina.


Apesar de haver uma evolução no grau de instrução do eleitorado brasileiro, 29,39% do eleitorado sergipano não possui o ensino fundamental completo. Já os eleitores com algum tipo de deficiência somam 8.425 no estado.






44 visualizações0 comentário

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page