Após quase um ano de reforma, Biblioteca Epiphanio Dória volta à ativa com muita modernização
A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória (BPED), a qual completou 171 anos neste domingo (16), foi entregue à população sergipana na última sexta-feira (14), após ter seus serviços interrompidos há quase um ano para reformar. Com um novo sistema de refrigeração, ampliação do espaço para crianças e digitalização de obras raras, a reforma executada teve, em média, um investimento de R$ 1,8 milhões de reais. Na reinauguração, também foram entregues a “Sala do governador Marcelo Deda” e um monumento artístico em sua homenagem.
A obra foi resultado do Protocolo de intenções entre o Governo do estado e a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse). “O prédio estava ficando deteriorado, as instalações públicas já não estavam atraindo as pessoas. E hoje, a gente tem todo um prédio moderno com ar condicionado, banda larga funcionando e um acervo cultural muito grande”, afirmou o governador Belivaldo Chagas.
Melhorias
Dentre os novos setores inseridos com a reforma da BPED, está a ampliação do espaço para as crianças. A partir de agora, a maior sala da Epiphânio Dória está destinada à biblioteca infantil, onde vão acontecer as rodas de leitura, com capacidade para 40 alunos sentados às 10 mesas com quatro cadeiras cada, fora os tapetes e puffs que ocupam o centro da sala. “A gente vai oferecer oficina de arte para as crianças, está uma biblioteca muito atrativa”, afirmou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Juciene Santos.
Além disso, os novos projetos para a inserção da biblioteca no meio tecnológico são Sala Multimídia, espaço onde os usuários poderão ter acesso em qualquer horário, de forma individual, ao acervo de filmes, documentários, músicas, palestras e outros materiais multimídia disponíveis na instituição; Áudio-livro, setor que pretende aumentar a acessibilidade à literatura, sonorizando as obras e disponibilizando-as em um site específico da biblioteca; e a oferta de cursos gratuitos e abertos a toda comunidade relacionados com a informática, edição de vídeo, iniciação ao Sistema Braille, entre outros.
“Um local mais acessível, prazeroso, digno para os sergipanos. A gente tá com todas as salas reformadas, com ambientes interativos dinâmicos, com internet banda larga, todos vão poder acessar o catálogo do acervo através do site da secretaria, com a internet”, comemorou a coordenadora.
Marcelo Deda: "a política como arte da transformação"
A criação da “Sala Governador Marcelo Deda” dentro da BPED, foi fruto de um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a fim de conservar o acervo pessoal e literário do ex político.
Oriundo da classe média, o ex governador Marcelo Deda costumava dizer à sua esposa, Eliane Aquino, o quanto a escola pública e a Biblioteca Epiphanio contribuíram na sua formação. “Marcelo Deda era um homem que acreditava na política no sentido real da palavra. Ele acreditava na política como a arte da transformação, não como uma arte de enriquecimento ou de um jogo só para chegar no poder”, ressaltou a vice governadora.
Emocionada, vestindo uma camisa com as palavras do ex marido, Eliane diz que tem um desejo ambicioso: torce para que os jovens se inspirem na história de Marcelo Deda, pois, segundo ela “carregando um pouquinho dele faremos um mundo melhor”.
Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1
Repórter e fotógrafa - Ayrana Lopes
Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góes e Eduardo Leite
Comentarios