Por Érica Xavier
Na manhã da última quarta-feira (03) aconteceu mais uma live do portal Contexto UFS. Na ocasião, convidados e mediadores trouxeram opiniões e informações sobre o trabalho contemporâneo. Assuntos como leis trabalhistas, trabalho no ambiente virtual, relações sociais, impactos e benefícios da internet para trabalhadores, foram alguns destaques da live.
Mediada por Thyago Joaquim e Jhennifer Laruska, estudantes de jornalismo da UFS, a live foi composta por Izadora Brito, vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais do Trabalho da OAB/SE; Beatriz Meneses, Social Media e especialista em estratégias de crescimento e vendas no Instagram; César Bolaño, professor do Mestrado Profissional em Economia da UFS.
Tratando-se de trabalho informal, Izadora trouxe para a discussão um percentual no qual informa que 42% dos trabalhadores são informais e precarizados no Brasil e que, desde 2019, ano da pesquisa, esse índice vem aumentando. "O direito do trabalho sofreu mudanças absurdas desde 2016, quando passamos a ter mudanças na legislação que impactam na informalidade, no desemprego e na precarização do trabalho, onde o trabalho informal vem sendo promovida como novas formas de modernizar o trabalho", declara.
O ambiente digital hoje se tornou um local de trabalho integrador, onde o indivíduo pode abrir seu próprio negócio e mudar sua qualidade de vida. Mesmo não seguindo todas as leis trabalhistas, em um país onde o desemprego está alto, a internet foi uma porta de entrada para se empreender e colocar novas ideias de trabalho em jogo, como foi o caso de Beatriz. “Não consigo dizer para vocês a quantidade de pessoas que eu vi crescendo nesse meio, saindo da condição de pobreza, sem emprego, para uma situação de emprego, home office, fazendo o seu próprio horário, sendo sua própria chefe e ainda lidando com as coisas de casa.", afirma.
"A única coisa que não é instável é o poder das grandes plataformas digitais. O resto é extremamente instável no mundo do trabalho" , diz César.
O professor abordou várias questões sobre a tecnologia, os impactos da digitalização e da plataforma de trabalho remoto. Em sua discussão, o professor esboçou pontos positivos e negativos sobre a temática.
Para conferir tudo o que foi discutido na live do Contexto, assista à íntegra abaixo. E para ficar por dentro das próximas transmissões do Contexto, inscreva-se no nosso canal do YouTube clicando aqui.
Comments