Por: Érica Xavier
Na última terça-feira, 26, aconteceu a primeira live do segundo ciclo de lives do Contexto UFS e na ocasião foram abordados assuntos acerca do tema “Mobilidade Urbana”.
A transmissão aconteceu através do canal Contexto UFS no YouTube e contou com a presença de Sayuri Dantas, arquiteta urbanista e especialista em Engenharia de Trânsito; Iannick Curvelo, advogado e fundador do grupo Loroteiros MTB; Fábio Rodrigues, Prof. Adjunto do Departamento de Economia da UFS; Josean dos Santos, diretor da Cooperativa Sergipana dos Motoristas Autônomos (Coopsema).
A live foi mediada por Iasmin França e Antônio Juarez, estudantes de jornalismo, e juntamente com os convidados abordaram questões acerca da mobilidade urbana dos ciclistas, que foi uma alternativa muito utilizada nesta pandemia para necessidades locomotivas, além de lazer e atividade física. "Aracaju é uma cidade muito propícia ao uso da bicicleta como meio de transporte", afirma Sayuri.
Apesar de Aracaju possuir uma grande extensão de ciclovias, é preciso que aconteçam melhorias, como enfatizou Iannick. Para ele, que também é ciclista, ainda não há uma malha de ciclovias integradas. Essa problemática espelha a falta de atenção dos governantes a respeito da infraestrutura das ciclovias. De acordo com o advogado, há uma falta de conscientização do poder público com relação ao ciclista.
"O poder público tem consciência, falta interesse”, desabafa Sayuri sobre a forma como os governantes colocam essa temática de escanteio nas ações de otimização nos planos de melhorias da cidade.
Josean trouxe para a discussão as novas formas de independência dos motoristas autônomos com os aplicativos de corridas (Uber e 99) e como isso afeta a mobilidade urbana de forma negativa. "Com esse aumento excessivo de motoristas de aplicativo, por conta do desemprego, vai produzir mais trânsito nas ruas e mais riscos de acidentes. Até porque os motoristas não têm como custear a manutenção", explica.
O professor Fábio trouxe para o debate a privatização da Petrobrás e como o aumento da gasolina afeta a mobilidade urbana. Além disso, opina que para acontecer mudanças positivas, é preciso que a conscientização venha de todos, dos governantes e da sociedade.
"Enquanto nós, como sociedade, não exercermos pressão política, as mudanças na mobilidade urbana não vão ocorrer", ressalta.
Para conferir tudo o que foi discutido na live do Contexto, assista à íntegra abaixo. E para ficar por dentro das próximas transmissões do Contexto, inscreva-se no nosso canal do YouTube clicando aqui.
Comments