Emily Prata
20 de outubro
Foto: Emily Prata
O processo de auto teste das urnas acontece tanto no primeiro quanto no segundo turno, para garantir o bom funcionamento das máquinas.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) iniciou o processo de carga e lacração das urnas na última segunda, 17. Os preparativos para o segundo turno seguem até o próximo dia 22 de outubro e ocorrem na Seção de Urnas Eletrônicas do TRE, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. É importante lembrar que o evento é aberto ao público, imprensa, partidos políticos, federações, coligações, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil.
Uma das funcionárias da empresa responsável pela preparação das urnas, Gabriele Cristina de Oliveira, afirma que o processo no primeiro turno foi mais intenso. Durante essa semana, a equipe responsável pelos testes de urna realiza apenas o deslacre e a troca das mídias, além do auto teste. De acordo com Gabriele, o processo se divide em algumas fases. “Começa com o descarregamento das urnas, depois vem para as mesas do auto teste, para ver se está funcionando corretamente, e troca dos lacres, depois para a checagem e por último elas são encaixotadas e armazenadas novamente”, explica.
O processo de teste é notável ao observar o galpão onde as urnas ficam armazenadas, a divisão do processo fica visível na disposição das equipes no local, cercados de caixas e movimentação constante. O teste é importante para verificar se todos os aspectos da urna estão funcionando, tais como: visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. É durante esse processo que acontece a lacração das mídias de resultado. Após os técnicos realizarem esse auto teste e carga das urnas, elas são levadas às mesas onde as supervisoras conferem os lacres, os municípios, as zonas, além do horário e a data. Depois de todo o processo, as urnas são novamente encaixotadas e armazenadas de acordo com suas zonas e municípios.
Fotos: Emily Prata/ Maria Isabel Chaves
Comments