Por Enzo Rezende
06 de outubro de 2024
Foto: Murilo Nascimento
Para as eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), preparou uma Cartilha com instruções de acessibilidade, visando trazer maior facilidade aos 13.424 eleitores com deficiência física ou mental no estado. Em Sergipe, existem cerca de 280 mil pessoas com alguma deficiência, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse percentual representa 12,1% da população, a maior taxa do país.
Entre as principais medidas de acessibilidade, destaca-se a Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais), esse canal serve para que as pessoas com deficiência auditiva possam tirar suas dúvidas por meio da chamada de vídeo. A central funciona das 08, até as 17h, no dia 6 e no dia 27, caso haja segundo turno. Em Aracaju, e esse projeto existe desde as eleições de 2020 , sendo adotado posteriormente pelos outros TREs.
Já para os eleitores com mobilidade reduzida, foram disponibilizadas 70 cadeiras de rodas, distribuídas na 2ª zona eleitoral (Barra dos coqueiros e bairros de Aracaju). Segundo nota divulgada pelo TRE, Luciana Tavares, chefe de cartório da 2ª ZE diz que, “É importante que as pessoas se cadastrem na Justiça Eleitoral. Com as informações (inseridas no sistema) do tipo e o grau de deficiência, certamente, melhora-se o atendimento”.
Outra providência criada pelo TRE de Sergipe em 2008 que continua à disposição, são os coordenadores de acessibilidade, que estarão presentes nos locais de votação, garantindo o direito a exercer o voto a todos as pessoas com deficiência.
Além dos coordenadores, intérpretes de libras também se encontrarão nas seguintes sessões:
Unit (Farolândia)
Juscelino Kubitscheck (Coroa do meio)
Arício Fortes
Cohidro
General Siqueira
Presidente Vargas
João Costa
Dom Luciano
Bilac Pinto
Leandro Maciel
Americano Batista
Amadeus
Salesiano
Fase
Nelson Mandela
Leite Neto
Coesi
Módulo
Delzuita Da Costa
Francisco Domingos Moura
Deoclides José Pereira
O Plano de Ação e Acessibilidade pode ser encontrado completo no site do TRE de Sergipe , com ainda outros procedimentos que visam democratizar ainda mais o voto.
コメント