top of page

Contexto Eleições conquista primeiro lugar no 11º Encontro de Iniciação à Extensão

Foto do escritor: Portal ContextoPortal Contexto

Projeto de Extensão “Contexto Eleições 2024” ocupou o pódio entre os projetos apresentados pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas do campus São Cristóvão


Foto: Vinícius Aciole


Na manhã desta segunda-feira, 09, os alunos do curso de Jornalismo da UFS conquistaram o primeiro lugar na premiação do 11º Encontro de Iniciação à Extensão (11º EIX), realizado no auditório Libório Firmo, na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe. O projeto “Contexto Eleições 2024” foi o ganhador entre os projetos apresentados pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFS. A equipe do projeto envolveu 19 alunos de graduação do curso de jornalismo e tem como coordenadora a professora Drª Michele da Silva Tavares, coordenadora adjunta a professora Drª Tatiana Guenaga Aneas, e como colaboradora a professora Drª Greice Schneider.


O projeto de extensão CONTEXTO ELEIÇÕES teve início em fevereiro deste ano e está vinculado ao curso de Jornalismo, do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal de Sergipe. A cobertura jornalística realizada no projeto foi desenvolvida por estudantes que, com a mediação de professores, buscaram promover acesso à informação sobre as eleições municipais de 2024.


“A cobertura jornalística das eleições é uma ação de extensão que tem como objetivo levar informação de utilidade pública sobre o processo eleitoral para os eleitores sergipanos. A equipe composta por estudantes do curso de jornalismo desenvolve, portanto, uma prestação de serviço à sociedade, fornecendo informação com credibilidade. Além disso, a prática extensionista é uma oportunidade para que os estudantes aprimorem as habilidades profissionais em contato direto com os eleitores e agentes públicos responsáveis pelo processo eleitoral”, destaca a coordenadora do projeto, professora Drª Michele Tavares. 




Com foco no jornalismo político, o projeto busca engajar o corpo discente através do processo de ensino-aprendizagem, além de colaborar com a prática jornalística na cena sergipana. Para garantir a eficiência social da extensão, a equipe realizou uma cobertura plural e hiperlocal, almejando combater a desinformação e a disseminação de fake news, fortalecendo a democracia e o debate público do processo eleitoral.


“Isso é muito importante para a nossa formação profissional, porque a gente acompanha todo o processo da construção de um portal que vai trazer notícias eleitorais. Então, depois dessa construção, a gente definiu a linha editorial que iríamos seguir e como executar. Escolhemos, principalmente, seguir pelas redes sociais, que foi muito importante para que o projeto engajasse bastante”, reforça a discente Mylena Duarte, editora-chefe do Contexto Eleições 2024. 


O planejamento e a execução das atividades foram estruturados a partir de etapas de produção, considerando o Calendário Eleitoral 2024, e as atividades elencadas em cada etapa foram guiadas por eixos de ação (jornalismo político, jornalismo de serviço, jornalismo colaborativo, jornalismo visual, jornalismo audiovisual e fotojornalismo, combate às fake news e desinformação).


Os estudantes também desenvolveram uma cobertura fotográfica colaborativa do período eleitoral. Por meio dela, discentes de todos os períodos do curso puderam participar ativamente do trabalho jornalístico desenvolvido. “A cobertura fotográfica colaborativa feita por estudantes nos diferentes bairros garantiu uma diversidade de olhares ao processo eleitoral, em uma cobertura que revelou contrastes entre colégios eleitorais e o impacto das eleições na rotina nas cidades. Essa capilaridade de pontos de vista permite explorar desde particularidades locais até os processos que conectam a cidade em um evento dessa escala”, comenta a coordenadora adjunta do projeto, professora Drª. Greice Schneider.


Com foco principal na divulgação nas redes sociais do projeto, os alunos ainda produziram reportagens, boletins, vídeos explicativos e outros conteúdos que esclareceram dúvidas e informaram sobre diversas etapas do processo eleitoral. “Nosso foco foi produzir material para o Instagram e tivemos um bom resultado. Foram mais de 85 mil visualizações em nosso perfil e quase 3 mil interações, envolvendo comentários, curtidas e compartilhamentos. Isso representa um aumento de mais de 200% no engajamento do perfil em relação à cobertura anterior, em 2022, fruto de um trabalho muito dedicado de toda a equipe”, ressalta Amauri Lima, egresso do curso de Jornalismo e coordenador de redes sociais do Contexto Eleições 2024.


Encontro de Iniciação à Extensão


O 11º Encontro de Iniciação à Extensão (11°) EIX, acontece durante a X Semana Acadêmica Cultural (X SEMAC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período de 09 a 13 de dezembro de 2024, com o objetivo de compartilhar os resultados das atividades de extensão da modalidade projetos de extensão finalizados ou em execução em 2024.


Este ano, a SEMAC tem como tema “Os desafios acadêmicos na transversalidade dos ODS”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e compõem uma agenda mundial para a implementação de políticas públicas com o intuito de mitigar a desigualdade global. Por isso, eles devem ser cumpridos até 2030 pelos países-membros (signitários do Acordo de Paris).


A programação da X Semana Acadêmico-Cultural da UFS conta com uma vasta programação entre cursos, oficinas, palestras e encontros científicos que serão realizados entre os dias 09 e 13 de dezembro de 2024.



 
 
 

Comments


bottom of page