Por Wendal Carmo
06 de Outubro de 2024
Foto: Eduardo Alves
Quatro candidatos e mais de trinta eleitores foram encaminhados à delegacia pela Polícia Civil sob suspeita de crimes eleitorais entre a última sexta-feira (4), antevéspera do primeiro turno, e este domingo, diz boletim parcial divulgado pela Secretaria de Segurança Pública.
Os dados foram atualizados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) às 15h30. Foram registradas 199 ocorrências, sendo que grande parte diz respeito à compra de votos. Ainda de acordo com o boletim, a PC registrou 49 boletins de ocorrência e uma pessoa foi presa em flagrante.
Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana, concentra o maior número de ocorrências registradas (61) nos últimos dias. Logo em seguida está Aracaju (37) e São Cristóvão (21).
A SSP ainda informou que três armas de fogo, quatro veículos e quase R$ 26 mil foram apreendidos. O tipo de ocorrência mais comum é a compra de votos, correspondendo a 67% dos registros.
Por sua vez, a Polícia Federal registrou oito crimes eleitorais entre sexta e domingo. Na Barra dos Coqueiros, dois candidatos a vereador foram detidos por compra de votos. Ambos prestaram depoimento e depois foram liberados.
Em Aracaju, eleitores foram detidos após fotografarem as urnas de votação na EMEF Doutor Carvalho Neto e no Instituto Federal de Sergipe (IFS).
No interior, de acordo com a PF, foram três ocorrências: uma em Itabaiana, no agreste sergipano, e as demais em Canindé de São Francisco (a 194 km da capital).
Comments