top of page

Plano integrado de segurança garante funcionamento das eleições em Sergipe

  • Foto do escritor: Portal Contexto
    Portal Contexto
  • 6 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Por Enzo Rezende

06 de Outubro de 2024


Foto: Sabrina Matos


O plano de segurança para o período eleitoral já está em andamento desde o início das campanhas, juntando esforços das equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia e Bombeiros Militares, além da Polícia Civil e Guarda Municipal. De acordo com o coronel Alisson Cruz, para atuação nos 1.220 locais de votação espalhados pelos 75 municípios, essa operação dividiu o estado em 4 regiões, com um coronel da polícia militar à frente de cada uma. 


No último dia 10 de setembro, aconteceu o primeiro workshop de Direito Eleitoral, organizado pela Polícia Militar de Sergipe em colaboração com o Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na ocasião, a cartilha eleições 2024 foi apresentada com o intuito de orientar os policiais que trabalharão na segurança do processo eleitoral. Os coordenadores e supervisores foram devidamente instruídos, para melhor conduzir suas forças que vão sondar possíveis crimes eleitorais.


“A polícia militar faz parte do planejamento integrado onde as diversas forças de segurança estaduais e federais estão participando sob a coordenação do TRE Sergipe e como somos a maior força policial no Estado de sergipe,  com a maior capilaridade, nos estamos empregando aproximadamente 3500 homens”, explica o coronel Gilberto Melo. 


A polícia militar terá a maior participação no esquema de segurança, desde a proteção das urnas que ficam guardadas nos cartórios eleitorais até sua escolta para os locais de votação. Os policiais militares estarão divididos em 112 equipes, junto do apoio da Polícia Civil, que fará seu papel de ir onde a Polícia Federal não consegue chegar e 14 das guardas municipais também prestarão apoio, tudo para garantir a tranquilidade no processo eleitoral.


De acordo com a tenente-coronel Carla Cristina, 500 bombeiros militares estão dispostos entre as 5 zonas eleitorais, atentos a casos de mal súbitos por calor ou quedas e acidentes. Ela ainda disse que em se necessário, há kits de primeiros socorros em todas as unidades de votação para um atendimento imediato,e destacou a parceria com o Samu para agilizar os cuidados.


Sendo aprovado pelo TRE em conjunto com a PM e dividido em 5 fases: o plano visou na primeira fase fazer, o acompanhamento das divulgações e propagandas; na segunda, integra o trabalho ostensivo a partir das 12h da sexta; na terceira, fica-se atento à véspera, com crimes como transporte irregular; na quarta, a cobertura do horário de votação; e na quinta, o acompanhamento dos resultados. As 29 zonas eleitorais contam com um oficial superior coordenando, e a cada dez, um oficial supervisor.  


Você eleitor também pode - e deve - colaborar para que as eleições ocorram dentro da legalidade. Se verificar crimes eleitorais como impedimento ao voto, uso de aparelho telefônico dentro da cabine, boca de urna e compra de voto, disque 190 para Polícia Militar ou 181 para Disque Denúncias.


Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page