Respostas fornecidas pela Assessoria da SMTT
1) Há um mapeamento das linhas de ônibus de Aracaju? Se tiver um documento a respeito, pode indicar onde encontrar?
​
Atualmente, no site da SMTT/Aracaju, há o quadro de horários das linhas, itinerários, inclusive, com mapas. Agora, quanto à existência de um mapa único das linhas de todo o sistema de transporte público, um material está sendo produzido pela SMTT.
​
2) Qual o processo feito para destinar uma nova frota de ônibus ou nova linha em determinada região?
​
Como hoje a tecnologia voltada para o transporte público, em especial aos ônibus, está cada vez mais presente e em constante evolução - através da bilhetagem eletrônica e o GPS - podemos avaliar, junto às empresas operadoras, se em uma determinada localidade tem havido aumento de demanda ou até redução. De acordo com os resultados obtidos, se fará as alterações necessárias, como, por exemplo, aumento de frota da linha existente ou até a criação de uma nova linha para atendimento à comunidade.
3) Quais as motivações para o caso do 407 (Res. Jardim Santa Maria / DIA), que desde a metade de agosto faz um novo trajeto? Inclusive, qual era o percurso anterior?
​
As motivações que levaram a alteração do itinerário da linha 407, que passou a ter nova denominação 407-Res. Jardim Santa Maria/D.I.A. via Padre Pedro, foi para se fazer um atendimento direto e melhor aos usuários do Residencial Jardim Santa Maria. Sem ter que passar no CIRAS e no Residencial Horto Santa Maria, como era feito anteriormente, ficando o atendimento para essas duas últimas localidades citadas com a linha 410-Res. Horto Santa Maria/D.I.A. via CIRAS. Ou seja, melhorando o atendimento à população.
4) Existe um contato prévio com a comunidade local antes de fazer alteração do percurso do ônibus? Depois de feita, existe uma espécie de feedback para saber se a necessidade da população foi atendida?
​
Como dito anteriormente, a mudança de itinerário e a implementação de novas linhas são feitas a partir dos dados do GPS e da bilhetagem eletrônica, e diante da necessidade da população. Quando é feito contato prévio, é com o representante da comunidade, que, por sua vez, é quem fará a comunicação aos moradores da sua região.
5) No site da SMTT, a última notícia que consta de um diálogo da Superintendência com representantes do bairro Santa Maria foi em 2015. Isso significa que antes de colocar as linhas 407, 410 e retirar o 070, a comunidade não foi ouvida?
​
As alterações que foram feitas na região do Santa Maria, foram resultado das constantes reclamações de usuários. Então, diante desse quadro, aproveitamos para reorganizar as linhas da região, dando maior oferta de viagens e linhas com atendimento direto às comunidades do bairro. Analisamos também as demandas recebidas através da Ouvidoria da SMTT e redes sociais oficiais da superintendência e da Prefeitura de Aracaju. Na prática, as alterações respondem ao anseio da população com base em análise técnica.
6) A linha 407 antes era feita pela empresa Progresso e agora é a Atalaia, por que foi feita a troca? Os moradores do Santa Maria relatam que a qualidade e a velocidade do ônibus melhorou.
​
Como dito anteriormente, a mudança foi para atender a demanda da população. E, realmente, a qualidade do serviço melhorou bastante, não havendo mais reclamações e sim elogios a mudança.
​
7) Apesar da recente alteração de percurso e aumento da frota para 5 veículos 407, os moradores do bairro Santa Maria dizem que não houve melhora nos fins de semana. Por que no sábado e domingo o fluxo de transporte é menor?
​
A frota nos finais de semana está de acordo com a demanda. No final de semana reduz o número de usuários e consequentemente a frota de ônibus também.
​
8) Ao utilizar o ônibus, observei que na avenida Jornalista Juarez Conrado Dantas existem, pelo menos, duas estruturas modernas de ponto de ônibus, mas quando o veículo entra no bairro, não existe nem a sinalização de parada de ônibus (placa). Qual o motivo dessa distinção?
​
Esses novos abrigos de ônibus foram implementados por uma empresa durante aprovação e execução de seu projeto, como medida mitigadora do impacto causado pelo empreendimento. A Prefeitura disponibilizou projeto de abrigo e a empresa ficou responsável pela contratação, compra e implantação, gerando benefício à população do entorno do empreendimento.
​
9) No site da SMTT, consta uma observação de que o 407, em dias úteis, alguns horários o veículo atende ao CIRAS. Por que isso acontece só em alguns dias?
​
No site da SMTT, depois de sua observação, constatamos que se trata de um erro, devendo brevemente ser corrigido. Pois essa informação era de quando não existia a linha 410, esta que passou a fazer o atendimento ao CIRAS em todos os dias, a partir de 04/08/2022.