top of page
IMG-20240322-WA0052.webp

RIO PIAUÍ, UM RIO DE FARTURAS

Imagem reprodução: Mavi Pereira

Com nascente no município de Riachão do Dantas, a Bacia Hidrográfica do Rio Piauí percorre outras 15 cidades sergipanas até desaguar no Oceano Atlântico. Este corpo d’água possui uma área de 4.150 km² e ocupa 19% do território do estado, sendo uma bacia localizada inteiramente em Sergipe. 

Segundo Antenor Aguiar, professor e coordenador da especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFS, a Bacia do Rio Piauí tem uma forte importância no abastecimento humano do estado. Um de seus afluentes, o Rio Piauitinga, que percorre de Salgado a Estância, é usado para o abastecimento humano, industrial e para a irrigação. Já a sub-bacia do Rio Fundo, que nasce em Itaporanga D’Ajuda e vai até a Ilha das Tartarugas, em Estância, é usada para fins industriais, abrigando duas grandes fábricas de Sergipe em seus limites territoriais. 

Além dos afluentes, a Barragem Dionísio Machado também se destaca como fonte de irrigação local e abastecimento humano, principalmente na região do município de Lagarto, onde foi construída. A barragem represa cerca de 15 bilhões de metros cúbicos do Rio Piauí e, tornou-se também uma zona de atração turística com o surgimento de bares, da pesca e da diversão aquática. O professor Antenor destacou ainda as funções ecológicas da bacia, a exemplo da flora e fauna da região, fartura proporcionada pelo Rio Piauí.
 

Produção labotarial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

SELO PNG.png
bottom of page