top of page
IMG-20240322-WA0052.webp

RIO PIAUÍ, UM RIO DE FARTURAS

Imagem reprodução: Mavi Pereira

Com nascente no município de Riachão do Dantas, a Bacia Hidrográfica do Rio Piauí percorre outras 15 cidades sergipanas até desaguar no Oceano Atlântico. Este corpo d’água possui uma área de 4.150 km² e ocupa 19% do território do estado, sendo uma bacia localizada inteiramente em Sergipe. 

Segundo Antenor Aguiar, professor e coordenador da especialização em Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFS, a Bacia do Rio Piauí tem uma forte importância no abastecimento humano do estado. Um de seus afluentes, o Rio Piauitinga, que percorre de Salgado a Estância, é usado para o abastecimento humano, industrial e para a irrigação. Já a sub-bacia do Rio Fundo, que nasce em Itaporanga D’Ajuda e vai até a Ilha das Tartarugas, em Estância, é usada para fins industriais, abrigando duas grandes fábricas de Sergipe em seus limites territoriais. 

Além dos afluentes, a Barragem Dionísio Machado também se destaca como fonte de irrigação local e abastecimento humano, principalmente na região do município de Lagarto, onde foi construída. A barragem represa cerca de 15 bilhões de metros cúbicos do Rio Piauí e, tornou-se também uma zona de atração turística com o surgimento de bares, da pesca e da diversão aquática. O professor Antenor destacou ainda as funções ecológicas da bacia, a exemplo da flora e fauna da região, fartura proporcionada pelo Rio Piauí.
 

Produção labotarial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

SELO PNG.png

Produção labotarial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

SELO PNG.png
bottom of page