top of page

BACIA DA CAUEIRA, UMA JOVEM DESCONHECIDA E AMEAÇADA

A Bacia Costeira da Caueira/Abaís foi delimitada em 2011, junto com a Bacia do Rio Sapucaia, a partir da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Esta bacia é resultado do desmembramento da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí realizado pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). A Bacia da Caueira/Abaís está localizada na área litorânea da mesorregião do leste Sergipano, entre as cidades de Itaporanga d’Ajuda e Estância, com uma área de aproximadamente 163 km².

Por se tratar de uma Bacia consideravelmente nova, é notável a falta de pesquisa em torno dela. Em conversa, o professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dr. Hélio Mário de Araújo, esclareceu que, apesar de jovem, a bacia já se encontra ameaçada pelo turismo e pela especulação imobiliária crescentes. Mais do que o crescimento, por si só, o pesquisador explica que o risco vem da falta de planejado, isso porque a construção de casas de forma inapropriada, sem que haja uma política de planejamento adequada, aumenta o risco da erosão, em função do desgaste causado pela remoção do solo ou de qualquer material da crosta sem o devido estudo de impacto.

De acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, essa bacia está inserida, quase que totalmente, em uma região de estuário, isto é, em uma zona de transição entre o rio e o mar. É característico dos estuários ser rico em nutrientes e em biodiversidade, contribuindo para o equilíbrio ambiental tanto dos rios, quanto dos mares. Por essa razão, preservar essa bacia é essencial para garantir a biodiversidade, o equilíbrio ambiental e a forma de vida de comunidades que dependem das águas para o seu sustento.
 

Produção labotarial do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

SELO PNG.png
bottom of page