Maria Isabel Chaves
20 de outubro
Foto: Maria Isabel Chaves
Cédulas de papel são separadas para uso no Teste de Integridade no segundo turno das eleições.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE - SE) realizou, na última segunda-feira (17/10), a cerimônia de preenchimento das cédulas que serão utilizadas durante o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas no segundo turno das Eleições Gerais de 2022. O evento aconteceu no auditório Luiz Magalhães, na sede do TRE-SE. Para a cerimônia, foram convidados conselhos, partidos políticos, coligações partidárias e entidades fiscalizadoras.
A maioria das entidades recebeu as cédulas com antecedência e já entregaram prontas, outras estavam preenchendo no momento da cerimônia. Na sequência, a separação dos papéis ocorre em envelopes com 50, 100 e 150 cédulas que serão resgatados posteriormente. "Lacramos dessa forma para que no sábado, véspera da eleição, após ser sorteadas as urnas que passarão pelo Teste de Integridade, a gente possa colocar na urna de lona o correspondente a 75% a 82% dos votos daquela seção”, explica Lídia Matos, coordenadora de auditoria das urnas eletrônica. O número de cédulas a serem utilizadas segue o quantitativo de eleitores da seção sorteada.
Foto: Maria Isabel Chaves
Representante de entidade fiscalizadora preenche cédula de papel.
O Teste de Integridade ocorrerá no domingo (30/10), seguindo o mesmo horário da eleição normal, das 08h às 17h. No primeiro momento, retira-se a zerésima - documento que mostra a ausência de votos na urna eletrônica no início do horário de votação - e, durante o dia, as cédulas preenchidas são depositadas nas urnas escolhidas. “O objetivo no final do dia é a gente verificar que a quantidade de votos que cada candidato teve corresponde às cédulas de papel com as cédulas digitais na urna eletrônica”, complementa Lídia.
Ainda segundo a coordenadora de auditoria, todos que receberam as cédulas foram orientados a preencher com os votos de candidatos reais, brancos e nulos, pois é necessário que haja a simulação de uma eleição verdadeira. Lídia enfatiza que foi pedido a todos que as combinações fossem as mais diversificadas possíveis.
Fotos: Maria Isabel Chaves
Comments