Por Milânia Ribeiro
05 de Outubro de 2024
Foto: Milânia Ribeiro
Eleitores que pretendem usar o aplicativo e-Título (título eleitoral digital) no primeiro turno das eleições de 2024, têm até este sábado, 5 de outubro, para baixar ou atualizar o aplicativo. Após esse prazo, o sistema passará por manutenção e o app não estará disponível para download até as eleições.
O aplicativo pode substituir o título impresso e facilita o acesso ao local de votação. No entanto, ele só pode substituir o documento oficial com foto se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico, pois a foto do eleitor precisa estar disponível no aplicativo. Sem a foto, ainda é necessário apresentar outro documento com foto, como RG, CNH ou passaporte. O título de eleitor impresso, por não conter foto, não é suficiente para permitir a votação sem um documento de identificação.
Além disso, o e-Título permite emitir certidões e guias de quitação eleitoral e justificar ausência (os eleitores que não comparecerem devem justificar a ausência em até 60 dias após cada turno). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o final de setembro mais de 46 milhões de eleitores já utilizam o aplicativo.
Para baixar e usar o e-Título o eleitor precisa acessar a loja de aplicativo do seu celular, estando disponível tanto para aparelhos Android quanto iOS, o app pode ser baixado gratuitamente. E para ativá-lo, basta fornecer dados como nome, data de nascimento e CPF, e seguir as instruções na tela. Caso necessário, o app pode solicitar uma verificação por selfie ou o uso de biometria.
Caso ocorra o segundo turno em sua cidade, o prazo para atualizar o aplicativo é até dia 26 de outubro, um dia antes da votação.
Comments