top of page
Foto do escritorPortal Contexto

Oito deputados federais de Sergipe são eleitos para a Câmara de Deputados

Parlamento sergipano conta com duas mulheres eleitas a deputadas federais pela primeira vez no estado


Karla Mota - colaboração Contexto Eleições 2022

29 de outubro


Imagem/ Reprodução: Agência Brasil


Em dois de outubro, eleitores sergipanos foram às urnas escolher seus representantes para o Congresso Nacional. Dos 157 candidatos sergipanos ao cargo de Deputado Federal, oito foram escolhidos para ocupar a Câmara dos Deputados. Dentre eles, duas mulheres foram eleitas pela primeira vez para representar o estado no legislativo, em Brasília.


De acordo com o Tribunal Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o estado ocupa a 22º colocação no ranking dos maiores colégios eleitorais do Brasil e, dos 1.671.378 eleitores sergipanos aptos a votar, cerca de 81,65% exerceram o direito ao voto em dois de outubro. No primeiro turno, a taxa de abstenção de votos em Sergipe foi uma das menores do Brasil, o estado teve um total de 18,35%.


Crédito: Contexto Eleições/ Arte: Karla Mota.

Legenda: número de eleitores sergipanos em 2022, aptos a votar, que votaram e abstenções.


A bancada sergipana é composta por oito deputados. O número de eleitos é o recomendado para o estado seguindo o quociente eleitoral, método que define a escolha dos candidatos às vagas de deputado e vereador. Para obter o quociente, é necessário dividir a quantidade de votos válidos pelo número de vagas existentes. Segundo os dados da Assembleia Legislativa de Sergipe, a Alese, a mais votada em Sergipe foi Yandra de André (União Brasil), conquistando 131.471 do eleitorado sergipano, seguido de Ícaro de Valmir (PL), o deputado mais jovem eleito no Brasil que conquistou 75.912 votos.


Crédito: Contexto Eleições/ Arte: Karla Mota.

Legenda: gráfico que mostra o número de votos conquistados por cada deputado eleito em Sergipe.


A bancada de deputados federais sergipanos eleitos em 2022 apresenta um perfil mais conservador, com alinhamento partidário para o centro e para a direita. Dentre eles, nenhum negro, LGBTQIAP+ ou aliado a partidos de esquerda. Dos eleitos, três assumirão pela segunda vez as cadeiras do Congresso Nacional: Fábio Reis (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos) e Rodrigo Valadares (União Brasil) foram eleitos deputados federais nas eleições de 2018.


A Bancada Feminina na Câmara dos Deputados


Pela primeira vez na história política de Sergipe, duas mulheres são escolhidas para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. Yandra de André (União Brasil) e Delegada Katarina (PSD), ao lado de 89 outras mulheres escolhidas como deputadas federais, compõem a bancada feminina na Câmara Federal, segundo informações do portal da Câmara dos Deputados. Em 2023, cerca de cerca de 17,7% das cadeiras da Câmara dos Deputados serão ocupadas por mulheres, um crescimento de 2,7% em relação às eleições de 2018.


Crédito: Câmara dos Deputados.

Legenda: representação do número de mulheres na Câmara dos Deputados de 1933 a 2022.


No ranking das mulheres eleitas como deputadas federais realizado pelo Nexo Jornal, o PSOL lidera a lista com 58% das cadeiras, seguido pelo partido REDE, com 50% de ocupação. Nos últimos lugares estão o PV, o PTB, o PSC, o PROS e o PATRIOTA que não elegeram nenhuma mulher para a Câmara de Deputados Federais.

31 visualizações0 comentário

תגובות


התגובות הושבתו לפוסט הזה.
bottom of page