top of page
Foto do escritorPortal Contexto

Entenda como funciona a apuração dos votos nas eleições no Brasil

Por Wilyane Braga 

06 de Outubro de 2024



Foto: Sabrina Matos


A votação das eleições municipais neste domingo, 6, teve início às 8h e se encerrará às 17h (horário de Brasília) em todo o país. Após o fechamento das urnas, a contagem dos votos será iniciada pela junta apuradora - um grupo de pessoas nomeadas pelos juízes de cada zona eleitoral que são responsáveis pela contagem dos votos. 


Cerca de uma hora antes do início da eleição, cada urna eletrônica emite uma lista com todos os candidatos e partidos que estão participando do pleito. Este documento, chamado de zerésima, é impresso e garante a segurança e transparência do processo, pois indica que a quantidade de votos é zero antes do início da votação. Somente depois disso é que a votação se inicia.


Ao final do horário de votação, as urnas emitem o boletim de urna, que apresenta a quantidade de votos recebidos por cada candidato ou partido, além dos votos em branco e nulos. São emitidas cinco cópias do boletim, sendo que uma delas fica disponível no local de votação para que os cidadãos consultem os resultados apurados. As demais são distribuídas aos fiscais e partidos, permitindo que eleitores e candidatos verifiquem os dados de forma independente e os comparem com os resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O total de votos é armazenado na própria urna eletrônica, em um sistema conhecido como Registro Digital de Votos (RDV). Criado em 2003, o mecanismo foi desenvolvido para substituir o voto impresso pelo digital, permitindo a recuperação dos votos para a contagem eletrônica e assegurando a transparência e a segurança do processo eleitoral. 


Os dados registrados no RDV são impressos no boletim de urna e, em seguida, transferidos para um pendrive exclusivo da Justiça Eleitoral, que utiliza criptografia avançada para garantir a integridade das informações. Como as urnas eletrônicas não têm acesso à internet, o armazenamento das informações ocorre exclusivamente por meio desse pendrive, evitando qualquer risco de alteração ou manipulação dos dados.


Após a apuração e contagem dos votos, os dados são enviados ao TSE, em Brasília. Em áreas remotas, como aldeias indígenas, onde a infraestrutura de comunicação pode ser limitada, a transmissão dos dados é realizada via satélite. Essa alternativa garante que mesmo os locais mais distantes, possam participar do processo eleitoral. Assim que todos os votos chegam ao TSE, é feita uma checagem rigorosa dos dados para assegurar que não houve alterações. Somente após essa verificação, os resultados são somados e divulgados.


A soma dos votos é realizada em um computador situado dentro de uma sala-cofre do TSE. O acesso a esse espaço é restrito a apenas três servidores, que precisam realizar a leitura digital e apresentar um crachá específico para entrar. Além de ser altamente codificado, o ambiente conta com monitoramento 24 horas e foi projetado para resistir a incêndios e à umidade.

66 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page